São Paulo, sábado, 13 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Contra ‘Marisol’, ‘JN’ vai melhor que ‘Esperança’

Divulgação/SBT
O personagem de Frota (esq.) envelhecerá 38 anos em ‘Marisol’


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A novela "Marisol", do SBT, tem um desempenho bem melhor no Ibope quando acaba o "Jornal Nacional" e começa "Esperança".
A trama do SBT concorre com o jornalístico por cerca de meia hora e bate com a novela da Globo por uns 20 minutos. Assim que acaba o "JN" e começa "Esperança", a audiência de "Marisol" passa a crescer. Na média, aumenta em até quatro pontos (188 mil domicílios na Grande São Paulo).
Esse fenômeno ocorreu em quatro dias monitorados pela Folha, de segunda a quinta desta semana, quando o "JN" entrevistou os presidenciáveis.
Na segunda, por exemplo, "Marisol" concorreu por 29 minutos com o telejornal, das 20h33 às 21h01. No período, registrou 19 pontos de média contra 37 do "JN".
O jornal acabou com 37,4 pontos no Ibope. No minuto seguinte, quando a novela começava (não há intervalo entre as duas atrações), a audiência da Globo caiu para 32,6. "Marisol" tinha 18,8 no final do "JN" e subiu para 20,4 no minuto seguinte, quando "Esperança" entrou no ar.
Isso mostra que o telespectador, após o jornal, muda de canal, o que beneficia "Marisol". Com "Esperança", a novela do SBT concorreu por 19 minutos e sua média foi de 22, contra 34 da trama da Globo. "O Clone", antecessora de "Esperança", tinha médias superiores a 50 na fase final.

OUTRO CANAL

Pecado 1
O "reality show" "Ilha da Sedução", que irá substituir "Casa dos Artistas" no SBT, foi classificado como impróprio para menores de 16 anos e só poderá ser exibido depois das 22h. Segundo o Ministério da Justiça, que faz a classificação, o programa tem "desvirtuamento grave de valores éticos". A atração deverá ser semanal, aos domingos, e o horário ainda não foi definido.

Pecado 2
Já a Record conseguiu a reclassificação da novela "Joana, a Virgem", que estréia segunda-feira. Antes, não era recomendada para menores de 14 anos e poderia ir ao ar só após as 21h. Agora, é livre e poderá ser exibida às 20h15, como a emissora queria.

Urna eletrônica
Além do debate da Band, dia 4 de agosto, os presidenciáveis darão entrevistas a todos os jornalísticos da emissora. Na próxima semana, estarão no policial "Brasil Urgente" falando só sobre segurança. Garotinho é o primeiro a ser recebido por Cabrini. Terá nada mais nada menos que 40 minutos no ar.

Confusão
Oficialmente, a Rede TV! diz que não abre mão de receber de Kajuru a multa de R$ 5 milhões. Ele também enfrenta processo movido por Boris Casoy, por ter insinuado que o âncora da Record fez uma entrevista, com um político, "encomendada".

E-mail - laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Genérico de churrasco é espetinho de gato!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.