São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Truques na passarela criam imagem da mulher perfeita

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Durante os desfiles de verão, modelos passeiam perfeitas de biquínis e maiôs. Para quem vê as moças na passarela, até parece que elas não têm celulites e estrias que acometem qualquer mulher. Mas modelo também é gente. O que existe nos desfiles de moda praia são truques de iluminação e maquiagem para esconder "imperfeições".
"A luz é tudo e faz muita diferença", conta a top Gianne Albertoni nos bastidores da Sais, para quem desfilou de maiô. "Algumas vezes já me achei horrível, porque tem luz que acaba com qualquer mulher e faz aparecer celulite até onde não tem." Gianne tem seus próprios truques. "Sempre passo hidratante para que a luz reflita melhor no corpo", diz.
"Celulite faz parte da mulher, e claro que em um desfile de moda praia você tenta esconder todas as marcas", diz o stylist Paulo Martinez, responsável pelos desfiles de Fause Haten e de Patricia Viera. Os truques de Martinez incluem corretivo para o corpo e um jogo especial de iluminação.
"Uso uma contraluz da cor âmbar e uma luz clara que vai direto para a passarela. Essa claridade reflete no corpo das modelos e surte um efeito de Photoshop [programa de computador usado para tratamento de imagens]", diz. Para que a "limpeza" seja perfeita, Martinez explica que a passarela deve ser clara, de preferência branca. "Ela funciona como um espelho que reflete a luz."
O editor de moda Giovanni Frasson, responsável pelo desfile da Sais, também tem seus truques. "Tento fazer com que a luz do desfile seja parecida com a do fim de tarde de outono. Aquela luz em que todo mundo fica mais bonito, e as marcas não aparecem." No desfile da Sais, a passarela era de madeira clara. Para ele, a luz é o mais importante, mas um bom bronzeado também ajuda.
"Em dia de desfile de biquíni, peço que as modelos tomem sol ou façam um bronzeamento. Celulite aparece menos em quem não está bronzeado. Mas, se ela não está, temos produtos autobronzeadores, usados no corpo das modelos." Algumas, quando entram na passarela, passam também sprays, como os de cabelo, nas nádegas. "Isso parte delas, que assim ficam com a sensação de que tudo está mais duro", explica Roque Castro, coordenador de cabelo e maquiagem do desfile da Sais.


Texto Anterior: São Paulo Fashion Week: Evento começa com clima de paz e amor
Próximo Texto: 15 minutos para entender os homens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.