São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo
@ - bergamo@folhasp.com.br

Fotos Greg Salibian/Folha Imagem
A PURPURINA, O CUBO E A LASANHA
Com o corpo coberto apenas de purpurina dourada, Maurício Ianês passou duas horas deitado no chão da galeria Vermelho, no festival Verbo 2007; sua performance, "Zona Morta", recebeu a visita de Guto Lacaz, que tirou casaco e chapéu para deitar ao seu lado


Ônibus parado

A seleção de filmes que serão patrocinados pela Petrobras este ano já fez uma primeira vítima fatal: o longa "Ônibus 174", de Bruno Barreto. Ele foi excluído do programa cultural da estatal e, sem recursos suficientes, não deve mais ser rodado. "Um filme que se passa no universo das crianças de rua depende de patrocínio oficial, pois nenhum investidor privado nacional coloca dinheiro em trabalhos dessa natureza", diz Barreto. Ele já levantou R$ 3,2 milhões, com a Paramount e a Secretaria de Cultura de SP. Precisava de outros R$ 1,8 milhão para realizar o projeto.

MÉRITO
Barreto se disse surpreso com a decisão da Petrobras. "Já tínhamos sido excluídos também do patrocínio do BNDES", diz ele. O cineasta evita criticar as estatais. "Suspeito apenas que acreditem que, por já ter feito vários filmes, eu não precise dos recursos oficiais e que o assistencialismo esteja se sobrepondo ao mérito", afirma. Barreto estudava ontem formas de obter o dinheiro e fazer o filme, que tem roteiro assinado por Bráulio Mantovani, de "Cidade de Deus".

SAÚDE
A saúde do cardeal arcebispo do Rio, d. Eusébio Scheidt, 74, tem inspirado cuidados e preocupação entre religiosos e políticos cariocas. Depois de ter sido internado num hospital por causa de labirintite e pressão na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, ele voltou a se ausentar de um grande evento: a comemoração da eleição do Cristo Redentor como uma das maravilhas do mundo. "Ele estava muito emocionado e achou melhor não ir", diz Adionel Carlos, assessor da arquidiocese do Rio. "Dom Eusébio está bem e trabalhando normalmente", afirma.

PÔSTER
Fã do seriado "24 Horas", em que o herói Jack Bauer combate terroristas torturando pessoas e enfrentando conspirações governamentais, o presidente Lula tentou marcar um encontro com Kiefer Sutherland, protagonista do programa. Queria recebê-lo em Brasília, mas o ator não conseguiu conciliar as agendas. Lula ganhará um "prêmio de consolação": seu ídolo enviará ao Planalto quadro autografado com capas dos DVDs da série.

VIDA INTELIGENTE
O governador Aécio Neves, de Minas Gerais, vai viajar pelo Brasil no próximo semestre, informa o deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG). "Ele [Aécio] me disse que vai dar uma mexida boa em termos nacionais." Narcio diz que "há uma demanda enorme pela presença dele em outros Estados", como Acre, Amazonas, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

"Vamos mostrar que há vida inteligente no PSDB e no Brasil além das fronteiras paulistas", afirma ele, que defende a reeleição de José Serra ao governo de São Paulo, em dobradinha com Aécio para presidente da República em 2010.

BABY
Depois da passeata de cachorros, chegou a vez dos bebês desfilarem por Campos do Jordão no fim de semana. O evento terminará com a premiação do "bebê mais bonito", "mamãe mais bonita", "papai mais bonito" e "avôs mais simpáticos".

MUNDO CÃO
E o Instituto de Proteção aos Animais do Brasil (Ipab) criticou o fato de uma UTI veterinária móvel ter ficado à disposição dos cães no passeio de Campos do Jordão. "Há discriminação até no mundo animal. Enquanto os cachorros ricos de Campos têm UTI, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo não tem um caminhão funcionando para tirar os animais da rua, mesmo que haja um cavalo atropelado na Marginal Tietê", diz o presidente da ONG, Maurício Esteves.

ANTI PREGÃO
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB - SP proibiu os advogados de participarem de pregões eletrônicos. A entidade alega que essa modalidade de licitação, usada por órgãos públicos para a contratação de serviços, afronta a dignidade da advocacia e desvaloriza os profissionais, porque a concorrência é vencida por quem oferece o menor preço.

CURTO-CIRCUITO

O DJ AUSTRÍACO SÉRGIO FLORES discoteca hoje, em apresentação única em SP, no clube Disco, a partir da meia-noite.
ARTHUR AVEDISSIAN lança a tabacaria Premium Cigars hoje, às 19h30, com harmonização de cervejas escuras e charutos.
O SESC AVENIDA PAULISTA inaugura a exposição "Do Tamanho do Brasil Mostra de Arte Popular", com curadoria da arquiteta e pesquisadora Janete Costa, hoje, às 11h.
A SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DO VINHO comemora 27 anos com um jantar hoje, às 20h, na sede da associação (alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2.586).
O GUITARRISTA KIKO LOUREIRO lança o CD "Inverso" com apresentação no Sesc Vila Mariana hoje, a partir das 20h30.
O CHEF ALESSANDRO SEGATO dará aulas de gastronomia hoje e nos dias 20 e 27 de julho, em Campos do Jordão.
A PBKIDS BRINQUEDOS inicia hoje ação beneficente em prol do Instituto Reação, comandado pelo judoca Flávio Canto.


com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: DJ do futuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.