São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/MPB

Katia B dissipa sombra da bossa eletrônica

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

É tentador enquadrar Katia B na categoria de cantoras que mesclam bossa nova e eletrônica. Uma tentação fácil de se cair, quando sua voz sedutora, às vezes sussurrada, interpreta as bossas-trip hop produzidas por Suba -"o" homem por trás do primeiro disco de Bebel Gilberto- , que cuidou também de sua estréia em CD, em 2000.
Essa fama persistiu no segundo trabalho de Katia B, "Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode" (2003). Para dissipar essa sombra, está aí "Espacial", registro em que a carioca dá continuidade à sua intenção de criar uma sonoridade envolvente e rica, que tem, sim, referências eletrônicas, mas nada tem a ver com a tal "new bossa".
"Espacial", assim como a faixa que dá nome ao disco, parceria de Katia B com Lucas Santtana, está mais para mantra oriental do que para os "beats" eletrônicos. Mantra que mescla influências de melodias judaicas, que ela ouvia quando era criança, o rock dos Beatles, a MPB do Clube da Esquina e também a bossa nova.
"Dizem que o meu disco é eletrônico, mas acho que a eletrônica é a maneira de fazer", fala a cantora. "Tudo é tocado. Mas, daí, a percussão do Marcos Suzano vira uma harmonia, ou o violão do Vítor [Ramil] se transforma numa percussão. Essa alquimia, essa transformação do som é que é eletrônica, porque todos os andamentos são mais lentos."
Se da bossa Katia B tem referências -explícitas na bela regravação de "O Amor em Paz", de Jobim e Vinicius-, elas vêm dessa lentidão que ela aponta, e que permeia o disco. Vagar que torna "Espacial" se não uma obra inovadora, intensa e interessante.

ESPACIAL


Artista: Katia B
Lançamento: MCD
Quanto: R$ 30, em média
Avaliação: bom



Texto Anterior: Crítica/MPB: Luciana Mello encontra cara própria e lança seu melhor CD
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.