São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Eduardo Anizelli/Folha Imagem
O ator Cauã Reymond na festa do 2º Festival Paulínia de Cinema, que teve exibição do longa "À Deriva", de Heitor Dhalia

Cansei

Nova debandada no conselho curador da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), da TV pública: pediram desligamento recentemente de seus cargos, entre outros, o ex-ministro Delfim Netto, a carnavalesca Rosa Magalhães e a colecionadora Ângela Gutierrez.

CANSEI 2
Delfim, por sinal, jamais foi a uma reunião do conselho.

CANSEI 3
Em junho, outros conselheiros haviam se desligado da TV: MV Bill, Wanderley Guilherme dos Santos e Luiz Edson Fachin. "Ninguém é contra a TV. O problema é que as reuniões são muito chatas", diz um conselheiro que está no cargo.

LASANHA
Alaíde Quércia, mulher do ex-governador Orestes Quércia, acaba de ganhar a cidadania italiana. Para celebrar, Quércia fez jantar que reuniu o governador José Serra, de SP, o secretário Aloysio Nunes Ferreira, o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) e o cônsul italiano em São Paulo, Marco Marsilli.

UM MILHÃO DE AMIGOS
Além dos quatro shows que fará no ginásio do Ibirapuera, em agosto, Roberto Carlos negocia com a prefeitura a realização de uma grande apresentação ao ar livre, em dezembro, na cidade. Ele quer cantar na praça da Paz, no parque Ibirapuera, e gravar seu especial de fim de ano da Globo no local.

HEINS
O nome do novo disco da cantora Ana Cañas, "Hein?", que sai no dia 20, não é inédito. O compositor gaúcho Nei Lisboa batizou de "Hein?!" um álbum que lançou em 1988. "Peço desculpas, mas acho que não inviabiliza o meu título. Pesquisei o nome na internet e não apareceu nenhum disco", diz Ana, que acha "bacana e válido" que eles tenham adotado o título com 21 anos de diferença.

DISTANTE RAINHA
Depois de dar entrevista a uma TV canadense dizendo que estava apaixonada por Daniela Mercury, a intelectual americana Camille Paglia afirmou que é uma "simples devota no culto de Daniela", em entrevista à revista "Cult" de agosto. "Do ponto de vista pessoal, sim, eu estava completamente encantada. Mas eu penso em mim como uma figura da tradição do amor cortês de Petrarca -um cavaleiro das cruzadas que jurou serviço à sua gloriosa, distante rainha." Camille também elogiou o marido da cantora, Marco Scabia, e "a química mútua que eles têm".

WOODSTOCK 41
São Paulo vai abrigar um festival em comemoração dos 40 anos de Woodstock, completados em 2009. O evento paulistano, no entanto, acontecerá com atraso: o Woodstock BR Festival tem sua realização prevista para abril de 2010. Vai durar três dias e será no autódromo de Interlagos.

PEDALA, RUBINHO
E a Prefeitura de São Paulo vai investir R$ 2 milhões para recapear uma área de 3,5 km em torno da pista de Interlagos e transformá-la em ciclovia. Segundo o secretário de Esportes, Walter Feldman, o percurso corresponde a um terço da extensão de todas as faixas destinadas a bicicletas na cidade.

TRAGÉDIA RURAL
Um estudo liderado pelo hospital A.C. Camargo vai verificar se práticas sexuais pouco convencionais, como as relações com animais, ainda registradas em alguns lugares do interior do país, podem ser consideradas fatores de risco para a transmissão de câncer de pênis, doença que pode ser evitada com uma higiene genital adequada. A pesquisa vai reunir 11 universidades e hospitais de São Paulo, Minas, Paraná, Acre, Maranhão e Piauí e deve ser apresentada em novembro, em congresso da Sociedade Internacional de Urologia, na China.

É PROIBIDO FUMAR
Desde a quinta-feira passada, o bar é o único local em que se pode fumar no restaurante La Tambouille, em SP. A mudança antecipa a lei antifumo, que entra em vigor no dia 7 de agosto, e foi feita depois de uma discussão entre dois clientes. O artista plástico Fernando Zarif conta que estava fumando na área permitida quando uma mulher começou a berrar que era proibido fumar ali. "Mudei de mesa, mas ela me ameaçou. Disse que sabia quem eu era e que deveria tomar cuidado porque os seguranças dela estavam na porta", diz Zarif.

 

O restaurante diz que "não houve discussão exagerada", que não sabe quem era a cliente e que vem se esforçando para agradar a gregos e troianos diante da polêmica nova lei.

"Michael tinha a palavra final em tudo"

"Último saxofonista a tocar com Michael Jackson", o brasileiro Miguel Gandelman, 26, filho do também músico Leo Gandelman, teve o "privilégio" de presenciar o astro dançando a música "Thriller" a "três passos" de distância. Aconteceu no começo de maio, em Los Angeles, onde Gandelman e sua banda, The Horne, faziam testes para compor o que deveria ser a "última turnê" do ídolo pop.

 

De Milwaukee, nos Estados Unidos -onde estava na quinta-feira para tocar com o grupo Jonas Brothers-, Gandelman falou por telefone à coluna.

 

FOLHA - Como foi tocar com Michael Jackson?
MIGUEL GANDELMAN
- A banda foi disposta de forma que ele ficasse de frente pra gente. O cara estava a três passos de mim. A gente olhando nos olhos dele. [Vimos de perto] ele dançando, sorrindo, gritando e fazendo as "paradas" dele. Tocamos "Thriller", "Jam", "The Way You Make me Feel", "Wanna Be Starting Something". Eu fui o último saxofonista a tocar com o Michael. Tive o privilégio de ter feito ele dançar com a minha música. Isso é uma coisa divina que eu vou guardar para o resto da minha vida.

FOLHA - Ele dava palpites no trabalho dos músicos?
GANDELMAN
- O Michael era o cara que tinha a palavra final em tudo o que acontecia na produção. Ele dirigia a música inteira, do tom da guitarra ao "groove" (suingue) da bateria. Ele dizia: "O som não é esse, é mais assim, é mais assado". Ele era um dos artistas mais completos que eu já vi.

FOLHA - Ele aparentava que estava doente?
GANDELMAN
- Ele estava com uma camiseta normal, branca, e com um jeans. Este negócio que diziam que ele tinha hematomas no braço... não tinha nada disso. A cara e a voz dele não tinham nada de diferente. Ele era um ser humano normal, um homem normal. Ele sempre foi uma pessoa magra, mas nada de "Ai, meu Deus, coitado desse cara".

FOLHA - Vocês notaram alguma bizarrice?
GANDELMAN
- Ele era uma pessoa muito tímida, só isso. Mas você sentia a pureza, a "vibe", a aura, o quão puro o cara era. Ele era uma pessoa muito abençoada, uma pessoa divina.

FOLHA - Mesmo se ele não tivesse morrido, esta seria a última turnê?
GANDELMAN
- Todos nós sabíamos. A gente sabia qual era o projeto. O diretor musical, Michael Bearden, queria fazer desta última turnê do Michael a maior, visual e musicalmente.

FOLHA - E o que os fãs vão deixar de ver?
GANDELMAN
- Michael Jackson estava com todo um repertório novo de danças, que ninguém nunca tinha visto. A gente é amigo dos bailarinos que faziam parte da turnê. Eles disseram que ficaram chocadíssimos quando viram o Michael no ensaio fazendo novos movimentos e novas "sacações" de dança que ele nunca tinha feito.

CURTO-CIRCUITO
O ESCRITOR FRANCÊS Edgar Morin faz palestra e autografa o livro "O Ano Zero da Alemanha" na quinta, às 10h, no Sesc Consolação.
AS CHEFS Ana Luiza Trajano e Roberta Sudbrack participam hoje de mesa-redonda sobre ingredientes, das 18h às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
OS ESCRITORES Moacyr Scliar, colunista da Folha, e Altair Martins fazem bate-papo hoje, às 19h, na Livraria da Vila da al. Lorena.
O GRUPO TEATRAL Ser em Cena apresenta hoje e amanhã a peça "Piadas em Quadrinhos", às 20h30, no teatro Imprensa. Livre. A CASA COR promove hoje e amanhã venda de peças que estão em exposição. Os descontos ficam entre 30% e 70%.
A REVISTA ELETRÔNICA "Shine - The Guardian Style Magazine" será lançada hoje com jantar para convidados, a partir das 20h, no restaurante Balneário das Pedras.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA

O BRASILEIRO E O REI DO POP



Texto Anterior: Televisão/Crítica: "Um Corpo que Cai" reflete sobre o real e as aparências
Próximo Texto: O último grito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.