São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger
SBT, 22h30.
    
(Wes Craven's New Nightmare). EUA, 1994, 112 min. Direção: Wes Craven. Com Robert Englund, Heather Langenkamp. Craven volta a mexer com Freddy Krueger, personagem que trouxe ao mundo e logo depois abandonou. Freddy virou uma série frouxa e de sucesso. Voltando a ela, no sétimo exemplar, Craven cria um magnífico jogo de espelhos, já que Freddy passa a ameaçar transferir-se do mundo das películas para o da vida real.

Três Solteirões e um Bebê
SBT, 3h05.
 
(Three Men and a Baby). EUA, 1987, 121 min. Direção: Leonard Nimoy. Com Tom Selleck, Steve Guttenberg, Ted Danson. Versão norte-americana do francês "Três Homens e um Bebê", sobre três playboys que, sem querer, adotam um bebê. Comédia que transpõe para os EUA, meio mal e porcamente, sentimentos e situações muito franceses, sem criar alguma especificidade. No mais, é um show de merchandising.

Expresso para o Inferno
Bandeirantes, 1h55.
   
(Runaway Train). EUA, 1985, 110 min. Direção: Andrei Konchalovski. Com Jon Voight, Eric Roberts, Rebecca de Mornay. Dois presidiários sem sorte conseguem fugir, mas embarcam em um trem cujo maquinista sofre um ataque cardíaco e que, em seguida, se desgoverna. Konchalovski dirige este thriller com muita segurança. (IA)

Hawks toca o velho realejo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Rio Lobo", a horas tantas, alguém pergunta a um músico: "Por que você não toca outra coisa?". O músico: "Porque eu não sei essa música".
O episódio de certa forma explica muita coisa do cinema de Howard Hawks, em particular seu gosto pelos "remakes".
"A Canção Prometida" (Telecine Classic, 12h05), por exemplo, é "Bola de Fogo" em ritmo de musical. E por quê? Porque Hawks não sabe tocar sua música. Cada filme é uma tentativa nova de aproximar-se desse saber e dominá-lo.
Mas que digo? Estamos no mundo dos gênios "prêt-à-porter"... Por que os melhores não sabem tocar sua música e por que todos os demais sabem? A propósito: "Terra em Transe" (Canal Brasil, 17h), de Glauber Rocha, também passa hoje.

MÚSICA

Seu Jorge encampa o "new Brazil cool"

SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

O cantor e ator Seu Jorge, como Gisele Bündchen, mas em menores proporções, ajuda a vender no exterior a imagem do "new Brazil cool", o novo Brasil descolado, algo que se estende desde o sucesso de "Cidade de Deus" lá fora às vitórias do país na Organização Mundial do Comércio, tudo em um mesmo pacote.
Alheio à discussão se essa imagem traduz ou não mudanças aqui dentro, o Mané Galinha do filme de Fernando Meirelles logo agregou ao seu posto de garoto-propaganda informal do Brasil o de garoto-propaganda formal da moda. É o que possibilitou a realização desse "MTV Apresenta", exibido hoje, às 20h30, pelo canal musical, que também inaugura com este selo um novo produto: o de apresentações ao vivo comercializadas em DVD, sem se atrelar ao lançamento de um CD.
O show de Seu Jorge feito em abril último, no chique hotel Unique de São Paulo, foi bancado por uma loja de roupas e teve como mote o relançamento de seu disco "Samba Esporte Fino", de 2001.
Mostra-se a faceta primeira e hoje menos exposta do artista carioca, a do cantor do suingue brasileiro, ou simplesmente samba-rock, gênero que parece não sair de moda desde sua ressurreição no início desta década. A voz grave de Seu Jorge -sem dúvida sua mais forte qualidade- passeia pela black music, pelo partido alto e por variações.
Trilhando um caminho seguro, já pavimentado por outros dentro da ligação samba-funk e soul, Seu Jorge atinge sua meta, a de fazer balançar -ao menos o descolado público do Unique. "Chega no Suingue", "Carolina" e "Pequinês e Pitbull" apostam em arranjos e soluções mais tradicionais entre o funk e o samba. Faltou incluir a bizarrice do projeto de covers em português de David Bowie que o cantor preparou para o seu primeiro filme internacional, "The Life Aquatic". Sair do programado também é "cool" -e também pode vender mais roupas.


MTV APRESENTA SEU JORGE. Quando: hoje, às 20h30, na MTV.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Atenas 2004! Brasil leva ouro em periquita!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.