São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Catálogo reúne toda a obra de Portinari

ANA PAULA CONDE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Candido Portinari (1903-62) entrou para um seleto grupo de artistas. Após 25 anos de pesquisa, está pronto o "Catálogo Raisonné Candido Portinari", publicação de referência que reúne toda a obra do pintor paulista. "Somente 800 artistas têm obra tão vasta de sua produção, nenhum deles latino-americano", diz o filho do pintor, João Candido Portinari, 65.
A obra teve seu pré-lançamento ontem, no auditório da Petrobras. A empresa patrocinou a produção do catálogo, que teve custo de R$ 1,8 milhão. O lançamento oficial será em 27 de setembro, na 26ª Bienal de São Paulo.
O catálogo reúne informações sobre 4.991 obras do pintor, apresentadas em ordem cronológica, reproduzidas em cores e com verbetes que contextualizam desde informações técnicas até dados históricos e bibliográficos.
O catálogo tem cinco volumes, de 500 páginas cada um e acompanha um CD-ROM. A tiragem de 2.000 exemplares é em português/inglês. A obra também será vendida, por R$ 2.000.


Texto Anterior: Projeto de criação da Agência do Audiovisual recebe novas críticas
Próximo Texto: Música: Obra mítica de Moacir Santos é relançada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.