São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo com Gilberto Gil provoca barulho

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

São só 60 segundos e uma frase, mas o efeito é de um estrondo em torno de "Afinação da Interioridade", vídeo estrelado pelo músico e ministro da Cultura Gilberto Gil.
O filmete virou tema de debate em listas de discussão de cineastas e levou o seu diretor, Roberto Berliner, a publicar uma texto de esclarecimento no site oficial do artista (www.gilbertogil.com.br).
Tudo porque "Afinação da Interioridade" brinca com uma característica de Gil, a de pontuar sua fala por intervalos de silêncio ou balbucios, em busca da palavra mais exata para dar seqüência ao seu raciocínio.
Na prática, com truques de montagem Berliner faz com que Gil leve um minuto para dizer a frase "A música é a afinação da interioridade".
"Quando fiz esse filme [em 2001], era uma homenagem ao músico Gilberto Gil, uma brincadeira com ele, uma espécie de poesia", afirma Berliner, que teve autorização de Gil para usar as imagens.
"Ele foi superlegal, nem sei se gostava ou não do filme, acho que, de início, não gostava", conta o diretor, para quem a reação ao vídeo "foi superpotencializada pelo fato de ele ter se tornado ministro".
De fato, o vídeo é visto por alguns como uma chacota com o ministro e por outros como um tributo ao artista. Ou seja, é um filme-homenagem. Ou não.


Texto Anterior: Artistas passam a criar de olho no YouTube
Próximo Texto: Tacacá seduz superchef francês Pierre Troisgros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.