São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Clarice em inglês

Uma nova Clarice Lispector vai ser lida em inglês. Sai em 24 de outubro, pela New Directions, de Nova York, o primeiro volume da sua reedição no idioma. "A Hora da Estrela" tem tradução de Benjamin Moser, autor da biografia da autora que virou best-seller por aqui. Moser é quem edita a coleção, que já tem outros quatro títulos em andamento: "Perto do Coração Selvagem", "A Paixão Segundo GH", "Água Viva" e "Um Sopro de Vida", este ainda inédito em inglês. A seu lado, estão tradutores dos EUA, Inglaterra e Austrália que viveram no Brasil ou são filhos de brasileiros. "Como editor, posso unificar as diversas vozes para termos uma só voz para Clarice em inglês", explica Moser. Não era o que ocorria com as traduções anteriores, de cerca de 40 anos atrás e de resultado irregular.

A NOVA POESIA BRASILEIRA
A revista "Poesia Sempre", editada pela Fundação Biblioteca Nacional, vai mudar seu projeto editorial. Dedicava-se a traduzir poemas de outros países no país -a última edição enfocava a Islândia. Agora publicará poetas brasileiros, por Estados ou regiões. "Não so a velha e boa poesia existente, como a nova, movida em grande parte pelas novas tecnologias digitais, especialmente nos blogs, mas também nas redes sociais", diz Aníbal Bragança, coordenador de pesquisa e editoração da FBN. O número que está em produção reúne a poesia mineira, clássica, moderna e contemporânea. O novo editor é Afonso Henriques Neto, que substitui o também poeta Marco Lucchesi.

VALÉRY REEDITADO
A capa, de Augusto de Campos, não foi usada na primeira edição de "A Serpente e o Pensar", de Paul Valéry, publicada pela Brasiliense em 1984. Além dela, a reedição que sai em outubro pela Ficções tem também projeto gráfico e tradução atualizada pelo concretista. O volume reúne o poema "Esboço de uma Serpente", que saiu em 1921, e fragmentos dos "Cadernos", escritos num período de 50 anos, entre 1894 e 1945.

NÃO É UM IPAD Pierre Cardin também entrou no negócio dos tablets. Seu modelo, com capa de couro, custa US$ 450. Tem processador Samsung e roda o Android

Depois do verão... A temporada de venda de direitos de autores indicados a prêmios começa agora, depois do verão europeu e antes mesmo da Feira de Frankfurt, em outubro. Já saiu, por exemplo, a lista de finalistas do britânico Man Booker Prize, em que há alguns dos mais disputados.

...e com crise Com Europa e EUA em crise financeira, o Brasil se torna mercado ainda mais atraente para que editores estrangeiros tentem emplacar seus autores. "É hora de os editores brasileiros não inflacionarem os preços", lembra Leila Name, diretora editorial da Nova Fronteira.

Antes de Frankfurt Já começaram a ser preparados dossiês informativos e traduções para o inglês de trechos de obras de autores brasileiros da Objetiva/Alfaguara. Entre os que serão apresentados, estão nomes como Reinaldo Moraes, Ronaldo Correia de Brito, José Luiz Passos e Ricardo Lísias, diz Roberto Feith, diretor presidente.

Na feira Em parceria com a agente literária inglesa Tassy Barnham, o grupo Record vai fazer a apresentação de Edney Silvestre a editoras europeias durante a Feira de Frankfurt. Seu primeiro romance, "Se Eu Fechar os Olhos Agora", já foi vendido para seis países.

Faça você mesmo Neste ano, Frankfurt terá um novo prêmio, para autores que se aventuraram na autopublicação. Serão cerca de 20 mil euros para as categorias ficção, não ficção, ciência e design de livro.

O Guru A Lua de Papel, do grupo Leya, já comprou "Spiritual Solutions", de Deepak Chopra, que sai nos EUA em março de 2012.

Seu efeito No mercado americano, o novo título de Chopra é anunciado como equivalente a seu maior sucesso, "Sete Leis Espirituais do Sucesso". A Lua de Papel já lançou no Brasil dois títulos de Chopra, o best-seller "O Efeito Sombra" e "A Sabedoria dos Cães", que acaba de sair.


Texto Anterior: Não Ficção
Próximo Texto: Drauzio Varella: Luiz Nasr
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.