São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora lança coleção em outubro

DA REPORTAGEM LOCAL

A coleção FotoPortátil vai traçar um panorama sobre a linguagem fotográfica no Brasil, tentando aproximar referências clássicas e produção contemporânea. Os livros terão formato de bolso e se afastam de compilações do tipo "o melhor de". Tentam ser como álbuns ou portfólios, mais focados em temas específicos.
Em outubro, saem os volumes sobre Rosângela Rennó, Antônio Saggese, Cris Bierrenbach e Luiz Braga. Ainda neste ano, também estão previstos livros sobre Eustáquio Neves, Miguel Rio Branco, Mario Cravo Neto e Kenji Ota.
De acordo com Eder Chiodetto, coordenador da coleção, fotógrafo e colaborador da Folha, devem ser abordados temas como a hiperexposição e a oferta massiva da imagem. "As mudanças que vieram com o meio digital e a internet revolucionaram a fotografia, e ainda vivemos essas novidades. Ao mesmo tempo, corre-se o risco de uma banalização da imagem", avalia ele, que organiza uma mesa-redonda no FotoPalavra sobre o assunto.
Chiodetto guarda uma atenção especial sobre os fotojornalistas, cuja produção esparsa ainda não gera muita reflexão. "[Na coleção] haverá um recorte criterioso, mas tal produção certamente deve ser mais bem estudada." (MG)


Texto Anterior: Fotografia: Ciclo de debates no Itaú Cultural analisa diálogo entre foto e artes
Próximo Texto: Cinema: Sessão Cineclube debate hoje "A Grande Ilusão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.