São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Troféu HQ Mix faz homenagem a Glauco

Estatueta do evento foi esculpida no formato de Geraldão, célebre personagem do cartunista morto em 2010

A 23ª edição do prêmio acontece nesta sexta no Sesc Pompeia; Angeli e João Montanaro estão entre os vencedores





DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Os vencedores do 23º Troféu HQ Mix, a ser entregue nesta sexta-feira, deixarão a cerimônia de premiação carregando uma simpática estátua com os bracinhos e as perninhas balangando.
Leitores desta Folha devem reconhecer o personagem: a estatueta homenageia Geraldão, criado pelo cartunista Glauco, assassinado em 2010. O artista será lembrado durante a cerimônia.
"Ele era um 'habitué' do troféu, sempre subia ao palco para receber prêmios", diz o pesquisador mineiro Marcelo Alencar, 44, que preside o evento em 2011 e em 2012.
O troféu em formato de Geraldão foi esculpido pelo artista Olyntho Tahara, 40, em resina. Os braços e pernas, posicionados em cima de molas, movem-se conforme a estátua é manuseada. Assim, imitam o celebrado efeito cinético das tiras de Glauco.
"O Geraldão é bem 'linha', quase um rabisco", afirma Tahara. "Se eu fizesse um monte de membros, ele ficaria parecendo um polvo."
A solução é uma "sacada sensacional", na opinião de José Alberto Lovetro, o Jal, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. "É uma homenagem a um amigo que estava sempre com a gente e deixou um vácuo."
A plateia também deve sair do evento com algo em mãos: uma coleção de 20 cards colecionáveis sobre artistas brasileiros. O projeto é, na próxima edição do evento, lançar outros 20 cartões, dando início a uma tradição de itens raros, de baixa tiragem, associados à cerimônia.
Além do brinde e dos discursos no palco, a cerimônia não reserva espaço para muitas surpresas ao público.
O nome dos vencedores do prêmio foi divulgado na semana passada, pela internet.
"Fazer como no Oscar, divulgando no mesmo dia, é complicado. Trazemos convidados do Brasil todo", diz Jal, que também participa da organização do prêmio.
Serginho Groisman será o apresentador da cerimônia.
Também deve subir ao palco Andrea Matarazzo, secretário de Estado da Cultura de São Paulo -ele falará sobre o Proac (Programa de Ação Cultural), que incentiva a produção paulista de HQs.
Os prêmios foram decididos a partir de ampla votação entre profissionais da área, desde desenhistas até pesquisadores -incluindo este repórter.


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: Um nome entre milhares
Próximo Texto: Literatura: Ruy Castro e Heloisa Seixas lançam livro hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.