São Paulo, terça-feira, 13 de outubro de 2009

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"Billboard" chega às bancas amanhã

Versão brasileira da revista centenária terá rankings de vendas e de músicas mais tocadas em dez cidades

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Beyoncé, seguida por The Pussycat Dolls e Black Eyed Peas. As três músicas mais tocadas no mês passado nas rádios de São Paulo foram de artistas internacionais.
A informação estará no primeiro número da versão brasileira da "Billboard", que pousa nas bancas do país amanhã.
A "Billboard" foi criada em Cincinnati em 1894 e suas páginas traziam reportagens sobre assuntos diversos. A partir dos anos 1930, passou a dedicar-se à indústria da música, e até hoje é a principal referência no mercado.
Um dos destaques da revista são os rankings de discos mais vendidos e músicas mais tocadas. A edição brasileira também terá esses números -compilará, a partir de pesquisa da Crowley, rankings das mais tocadas nas rádios de dez cidades (leia exemplo abaixo).
"No Sul e no Sudeste, toca-se bastante Beyoncé. Já em Salvador, as quatro mais tocadas são músicas baianas", afirma Antonio Camarotti, 37, publisher da revista. "A partir da terceira edição, teremos lista dos DVDs mais comercializados no país."
No Brasil, a tiragem da "Billboard" terá distribuição nacional e tiragem de 40 mil exemplares -cada um a R$ 8,90.
A periodicidade será mensal (nos EUA, é semanal). Foi criada uma editora, a BPP, especialmente para abrigar a "Billboard" no Brasil. A redação é formada por nove pessoas, baseadas em São Paulo, além de uma rede de colaboradores.
"A Billboard é um parâmetro de quem é quem no mundo da música", diz Camarotti. "Nosso contrato de licenciamento nos permite usar o quanto quisermos de material da matriz. Mas não é nosso interesse. Na primeira edição, temos 60% de conteúdo doméstico."
A capa desse número inicial traz Roberto Carlos, em uma reportagem a respeito da turnê de 50 anos da carreira do cantor. "Entre as histórias, há uma em que Roberto não queria tocar no Maracanã porque achava que não teria tanto público."
Camarotti avalia que há espaço, no mercado brasileiro de publicações musicais, para uma revista como a "Billboard". "Existe uma lacuna para uma revista com a seriedade musical da "Billboard". Não existia uma publicação como essa no Brasil. Vamos falar de todos os gêneros musicais, rock, axé, forró, sertanejo, de tudo o que for pertinente."
Além de EUA e, agora, Brasil, a "Billboard" possui edições na Rússia e na Turquia. As negociações para trazer a revista ao Brasil "foram iniciadas há um ano e atrapalhadas pela crise econômica", conta Camarotti.


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