São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Jornalista vence Booker Prize com ficção cômica

"The Finkler Question" foi o livro ganhador

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O livro "The Finkler Question" (a questão Finkler), do autor britânico Howard Jacobson, 68, foi o vencedor do Man Booker Prizer de ficção, a mais importante honraria literária de língua inglesa.
A vitória do romance cômico, editado pela Bloomsbury, foi tratada como uma surpresa pela imprensa britânica.
Foi a terceira vez que um romance do escritor e jornalista nascido em Manchester foi indicado ao prestigiado prêmio.
O 11º livro de Jacobson, "The Finkler Question" aborda, com humor, como é costume em suas obras, o que é ser judeu na Inglaterra, ao seguir a vida de três amigos e refletir sobre amizade, identidade e perda.
Por constantemente valer-se de alter egos e fazer do judaísmo assunto de seus livros, Jacobson é comparado ao americano Philip Roth.
Para Andrew Motion, presidente do júri que aponta o vencedor do Booker Prize, o romance de Jacobson é "engraçado, claro, mas também muito engenhoso, muito triste e muito sutil".
É a primeira vez que um livro cômico recebe a principal láurea em língua inglesa. Sem livros editados no Brasil, o autor vai receber 50 mil libras (cerca de R$ 132 mil) pelo Booker Prize 2010.


Texto Anterior: Mario Vargas Llosa se encontra com a Redação da Folha hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.