São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filme enfoca perseguidos pelo regime comunista na Alemanha

Eurochannel exibe amanhã o documentário 'De Frente ao Muro'

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O documentário "De Frente ao Muro" mostra a história de cinco pessoas que foram presas na Alemanha Oriental durante o regime comunista. Eles estão entre os 72 mil alemães perseguidos pela Stasi, a polícia política da época.
Por meio de depoimentos, o filme de Stefan Weinert recupera traumas físicos e psicológicos dos personagens. Uma professora conta que era obrigada a inspecionar as mochilas de seus alunos e denunciar ao diretor se fosse encontrado qualquer vestígio "suspeito", como livros considerados subversivos.
Eventuais comentários feitos pelas crianças que pudessem identificar o contato com produtos ocidentais também deveriam ser relatados. Apesar de se orgulhar por nunca ter denunciado seus alunos, ela não teve a mesma sorte. O professor de seu filho delatou o menino por cantarolar um "jingle" da Alemanha Ocidental (os aparelhos conseguiam captar canais ocidentais, mas o governo orientava a não assisti-los).
A família dela foi mantida sob investigação por anos. Sem suportar a pressão, ela fugiu e acabou presa.

NA TV
De Frente ao Muro
Estreia do documentário
QUANDO amanhã, às 17h, no Eurochannel
CLASSIFICAÇÃO não informada


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Globosat lança Gloob em 2012
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.