São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil recebe Grammy Latino hoje

Pela primeira vez, evento ocorre simultaneamente nos EUA e no Brasil; transmissão será feita pela Band

CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil ganhou mais espaço na nona edição do Grammy Latino, que acontece hoje. Não porque há mais músicos brasileiros concorrendo ou porque teremos mais jornalistas no tapete vermelho nos EUA.
Pela primeira vez, a cerimônia será realizada também aqui, enfocando as tradicionais categorias dedicadas à música brasileira. Daniella Cicarelli e Marcelo Tas fazem a apresentação no Auditório Ibirapuera para 800 convidados, numa exibição simultânea com o Grammy Latino em Houston (EUA), na Band.
O investimento da emissora, que conseguiu autorização da Academia Latina de Gravação para realizar o prêmio no Brasil, passou de US$ 1 milhão. A parceria deve ser repetida pelos próximos cinco anos.
Cicarelli e Tas têm entradas ao vivo programadas em todos os blocos, num link direto dos EUA com a também apresentadora da Band Patricia Maldonado. "Estou nervoso pela grandiosidade do programa e porque acontece em dois países ao mesmo tempo", diz Tas.
A justificativa para o "braço" local é que a música brasileira usa elementos, linguagem e ritmos que a diferenciam da música dos outros países latinos. "É como se Fellini fosse ignorado da cerimônia do Oscar", compara Tas, referindo-se à importância da nossa música no cenário mundial.
O projeto da Band é ambicioso. Haverá, por exemplo, um tradicional tapete vermelho, com celebridades brasileiras e a trupe do programa "CQC".

Encontros inusitados
O curador musical do Grammy Latino no Brasil, o produtor e jornalista Nelson Motta, organizou shows com "encontros inusitados", como Andreas Kisser e Meninos do Morumbi, além de Sandy e Paula Toller cantando Carmem Miranda. "A maior qualidade da música brasileira é sua diversidade", diz Motta.
Os indicados ao prêmio nas categorias do Grammy Latino no Brasil vão de Chico Buarque a Victor & Leo.
Destaque para Djavan e Roberta Sá, que concorrem em ambos os prêmios -ela em melhor álbum de MPB aqui e artista revelação nos EUA. Ele disputa melhor canção brasileira aqui e melhor cantor-compositor nos EUA. Gilberto Gil foi indicado na categoria do Grammy Latino de melhor cantor-compositor.

GRAMMY LATINO BRASIL
Quando: hoje, às 22h
Onde: Bandeirantes
Classificação: livre



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Mais adultérios virtuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.