São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ricas e Gloriosas
SBT, 15h15.
(B.A.P.S.). EUA, 1997, 91 min. Direção: Robert Townsend. Com Halle Berry, Martin Landau, Ian Richardson, Natalie Desslie. Garçonetes e cheias dessa vida, Berry e Desslie vão a Los Angeles, onde se candidatam a estrelas de um videoclipe. Não dá certo, mas recebem uma proposta para entreter um milionário (Landau) que está à morte. Elas topam, mas logo descobrem que ali existe mutreta contra o homem (ao qual, no mais, se afeiçoam). Comédia que nos EUA uniu crítica e público: todos contra, apesar da gloriosa Halle.

O Hóspede Quer Bananas
Globo, 15h25.
(Dunston Checks In). EUA, 1996, 88 min. Direção: Ken Kwapis. Com Jason Alexander, Faye Dunaway, Eric Lloyd. Dono de hotel espera com ansiedade por um célebre crítico do ramo, que chegará à cidade incógnito e pode encher o seu estabelecimento de estrelas. Azar: um macaco, um ladrão e as confusões que provocam trarão não poucos problemas ao homem. Por sorte: é uma comédia.

8mm
Record, 20h50.
(8mm). EUA, 1999, 118 min. Direção: Joel Schumacher. Com Nicolas Cage, Joaquin Phoenix. Investigador se embrenha no submundo para descobrir se certos "snuff movies" (filmes pornográficos com cenas de assassinato supostamente reais) são realmente o que se anuncia que são. Assunto promissor, evolução constrangedora. Inédito.

O Desafio Final
Bandeirantes, 22h10
(The Shooter). República Tcheca/ Espanha/ EUA, 1995, 101 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Dolph Lundgren, Maruschka Detmers. Agente que está encarregado de prender uma procurada assassina de elite consegue executar o serviço. Antes, porém, de entregá-la às autoridades, descobre uma conspiração para arruinar um delicado encontro entre embaixadores de dois países em litígio e, mais, jogar a culpa sobre a mulher. Em suma, o canadense Kotcheff, de passado glorioso, na rota da decadência total e absoluta de seu cinema.

Arabesque
Bandeirantes, 0h30.
(Arabesque). EUA, 1966, 105 min. Direção: Stanley Donen. Com Gregory Peck, Sophia Loren. Um arabesco, de fato. Ou, se se preferir, Peck e Sophia arrastados no intrincado mundo da espionagem (e de uma intriga sobrecarregada de elementos), do qual Stanley Donen se safa com a habitual elegância.

Apostando no Amor
SBT, 1h10.
(Dogfight). EUA, 1991, 89 min. Direção: Nancy Savoca. Com River Phoenix, Lily Taylor. Por conta de uma aposta, River Phoenix seduz garota feia à beça para levar a uma festa. Problema: ele descobre, a horas tantas, que está realmente apaixonado por ela. De resto, isso acontece na véspera de embarcar, com grupo de amigos, para a guerra.

Intercine
Globo, 1h55.
O drama "A Vingança de Bette" (1998, de Des McAnuff, com Jessica Lange, Elisabeth Shue, Bob Hoskins) ou a comédia "Amigos e Amantes" (1998, de George Haas, com Stephen Baldwin, Danny Nucci) vai ao ar hoje segundo a escolha pelo voto dos telespectadores na penúltima sessão interativa da emissora desta semana.

Condição de Alerta
Globo, 3h50.
(Hologram Man). Canadá, 1994, 101 min. Direção: Richard Pepin. Com Joe Lara, Evan Lurie, Michael Nouri. Terrorista psicopata (ou vice-versa?) é condenado a uma espécie de congelamento como imagem holográfica. Cinco anos depois, adquire a capacidade de virar um holograma (imagem tridimensional, em linhas gerais) vivo e, novamente, pôr o mundo em perigo. Alerta é a palavra certa para descrever esta produção.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

"Gladiador" ou o império sob ameaça
"Gladiador" é, com bons motivos, o grande investimento do Telecine Premium (hoje passa às 18h30) nos últimos tempos.
Ganhou o Oscar de melhor filme de 2000, foi uma grande bilheteria e, sobretudo, trouxe de volta às telas os grandes épicos romanos. Talvez por isso fosse possível ficar decepcionado: havia ali traços de "A Queda do Império Romano", "Ben-Hur" e mesmo "Spartacus", sem no entanto renová-los.
À parte seus defeitos, o filme narra a história atual de um homem determinado a sobreviver, um general que acaba virando escravo.
Sem querer ou não, o filme nos lembra de que todo império, por mais poderoso que seja, padece de fragilidades que teimam em mantê-lo sempre sob ameaça. (INÁCIO ARAUJO)

DOCUMENTÁRIO

MC apresenta "BBC Sessions" com Jimi Hendrix
Imagens da gravação histórica do guitarrista realizada nos estúdios da BBC em Londres, trechos de shows e entrevistas com os integrantes do grupo Jimi Hendrix Experience. Esse é o conteúdo do programa que o Music Country leva ao ar hoje, às 22h30.

ESCAPADA

Refugiados cubanos são tema do History Channel
A saga de 14 cubanos que, em um bote roubado, tentaram chegar aos EUA no ano de 1997 é o assunto de "Fuga de Cuba". O programa (History Channel, 23h) conta como os fugitivos fizeram para sobreviver durante duas semanas em alto-mar.

"REALITY SHOW"

Canal USA exibe episódio final de "Scream Test"
Os vencedores das seis edições da produção, que testa a coragem dos participantes perante o "sobrenatural", enfrentam-se no programa que vai ao ar às 21h. A prova final acontece na Estação Quarentena, antigo centro de isolamento australiano utilizado para receber e tratar estrangeiros e marinheiros doentes e abrigo de mais de 600 túmulos.

SOCIEDADE

Trabalho de ONGs está em destaque no Futura
"Direito de Aprender" (Futura, 21h) é uma produção especial do canal que mostra o trabalho de organizações não-governamentais vencedoras do prêmio Itaú-Unicef e ligadas ao ensino e à reaproximação de crianças e jovens com o ambiente escolar.

MÚSICA

"Música Brasileira" traz rap e mangue beat
A atração musical, comandada por João Marcello Bôscoli (Multishow, 22h30), exibe apresentações dos rappers Thaíde e DJ Hum, Gabriel, o Pensador e Pavilhão 9. O programa mostra ainda o pop do Mundo Livre S/A, um dos precursores do mangue beat.

NATAL

"GNT Cidadania" mostra trabalho de artistas especiais
O programa de hoje, no ar às 21h30, traz como tema as comemorações do final do ano. Destaca o trabalho realizado por um grupo de artistas portadores de deficiências de São Paulo, que utilizam a boca e os pés para confeccionar cartões de Natal. O "GNT Cidadania" ainda mostra como é possível economizar energia elétrica durante as festas.

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: "Show do Milhão"! Maluf pede ajuda aos presidiários!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.