São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ursos atacam a Sicília

"A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", livro infantil escrito e ilustrado por Dino Buzzati, chega ao Brasil nesta semana

Divulgação
O autor de "O Deserto dos Tártaros" assina texto e desenhos de seu único infantil, escrito em 1945


FRANCESCA ANGIOLILLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Acossado pela fome e pelo frio, um grupo de ursos decidiu deixar seu refúgio nas montanhas da Sicília e invadir a planície, onde os humanos se aqueciam com suas lareiras e comida fumegante.
Mas isso foi "no tempo dos tempos", "quando as feras eram boas, e os homens, abomináveis". A história da legião de feras contra o cruel Grão-Duque é obra do italiano Dino Buzzati (1906-72) e seria o único livro infantil do autor de "O Deserto dos Tártaros" (39).
A fábula nasceu em 1945, no "Corriere dei Piccoli", suplemento infantil do jornal milanês "Corriere della Sera". A história, reformulada, saiu em livro no mesmo ano e relançado na Itália em 2000. Agora, ganha versão brasileira, pela Berlendis & Vertecchia.
A edição que chega esta semana às lojas prima pela parte gráfica, com ilustrações do próprio Buzzati. O escritor sempre se dividiu entre a pintura e a escrita e, em "A Famosa Invasão", o texto volta e meia se refere a detalhes dos graciosos desenhos.

Livro para quem?
O tom oral que tal aspecto imprime é reforçado pelos trechos versejados, que sugerem a idéia de trovadores recontando um fato. Os versos foram alvo de atenção especial do editor Bruno Berlendis, 29, que retrabalhou o texto várias vezes com o tradutor Nilson Moulin, para se aproximar da métrica e rima originais.
Para Donatella Berlendis, 63, a obra tem "consistência" de um trabalho para adultos, o que lhe lembra os primeiros livros que lançou, infanto-juvenis questionadores, como "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque (79).
Para seu filho Bruno, o livro é, sim, para crianças. "Vem muito a imagem do pai lendo para o filho", diz -voz sugerida talvez pela oralidade já mencionada.
No posfácio, Francesca Lazzarato diz que é "um livro para todos". E tira a obra da prateleira da "curiosidade": ressalta a opção por uma linguagem coloquial, mas capaz de "indubitáveis coloridos líricos". E a insere no universo buzzatiano, lembrando temas que nela ecoam: montanha, metrópole corruptora, o homem e a natureza, a vida militar, o bestiário.
Como fábula que é, "A Famosa Invasão" tem um fundo moral. Há as referências ao momento de guerra em que foi concebido o relato. Mas, principalmente, fica da leitura uma sugestão de retorno a um estado de pureza, abandonado pelos ursos quando passam a viver na cidade: convivem pacificamente com os humanos, mas também adquirem seus vícios.



A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA (La Famosa Invasione degli Orsi in Sicilia). De: Dino Buzzati (Itália, 1906-1972). Editora: Berlendis & Vertecchia (tel. 0/xx/11/3085-9583). Tradução: Nilson Moulin (revisão e sugestões de Bruno Berlendis). Primeira edição. 162 págs. R$ 34.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.