São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Talib Kweli é principal atração do Indie Hip Hop

Parceiro de Kanye West, MC é dos grandes nomes do rap alternativo nos EUA

Vocalista ficou conhecido nos anos 90 ao lado de Mos Def no projeto Black Star; rapper se apresenta hoje e amanhã em Santo André


BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Principal festival de rap independente no Brasil, o já quase tradicional Indie Hip Hop reúne anualmente nomes nacionais acompanhados por uma grande atração estrangeira do gênero.
Depois de Blackalicious, Jurassic 5, De La Soul e Hieroglyphics, o festival traz ao Brasil Talib Kweli, que faz show hoje e amanhã em Santo André.
Kweli é um dos grandes nomes do rap alternativo americano, com o respaldo da crítica e de astros do gênero -em seu "Black Album", Jay-Z destaca o talento do rapper em uma de suas rimas.
"Eu não descrevo minha música, deixo isso para os jornalistas", desconversa Kweli sobre seu trabalho, que traz produções comercias e acessíveis para letras engajadas. "Minha música é consistente", diz, sem se prolongar.
Kweli ficou conhecido no fim dos anos 90 com o projeto Black Star, parceria com o hoje ator Mos Def, de "Rebobine, Por Favor" e "O Guia do Mochileiro das Galáxias".
Seu segundo disco é resultado de outra colaboração. Sob a alcunha de Reflection Eternal, Kweli lançou "Train of Tought" (2000) com o DJ Hi-Tek, que trabalhou com o Black Star.
Sua estréia solo só aconteceu em 2002. "Quality" contou com a produção de Kanye West, quando ele era um produtor pouco conhecido. Kweli participaria depois da bem-sucedida estréia de Kanye, "The College Dropout" (2004). "Eu trabalho com Kanye desde meu primeiro álbum e, com certeza, vou trabalhar com ele de novo."
O MC se associaria ainda a Madlib, outro produtor do rap americano. Os dois lançaram em 2006 "Liberation", disco disponibilizado pela dupla para download gratuito, que, como conta Kweli, terá continuação.
"Madlib é um dos meus produtores preferidos."
Lançado no ano passado, seu último disco, "Eardrum", traz a colaboração de seus antigos parceiros, além de will.i.am, do Black Eyed Peas, e uma inusitada participação de Norah Jones em uma das faixas. Parte do disco deve estar no repertório do show deste fim de semana sobre o qual ele não revela muito. "Eu vou ao Brasil com um DJ e me divertir. Eu não planejo muito o que fazer, isso tira um pouco da diversão."


INDIE HIP HOP
Quando:
hoje e amanhã, às 17h.
Onde: Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302, Santo André, SP; tel 0/xx/ 4469-1200)
Quanto: de R$ 4 a R$ 16
Classificação: não indicado a menores de 14 anos



Texto Anterior: "É uma tática terrorista", diz Ivo Mesquita
Próximo Texto: Cinema: Chen Kaige e Sally Potter vão competir no Festival de Berlim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.