São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme que questiona os dogmas da religião católica, causando polêmica, fica fora do circuito comercial
"Dogma" já pode ser visto em pré-estréia

ALEXANDRE MARON
da Sucursal do Rio

Depois da polêmica criada por grupos católicos e da ameaça de ser proibido no Brasil, o filme "Dogma" foi riscado do circuito comercial e será exibido apenas pelos cinemas da rede Estação, dedicada aos filmes alternativos. A produção tem pré-estréia de hoje a domingo no Rio, em São Paulo e em mais quatro capitais.
O filme, uma comédia dirigida por Kevin Smith (de "Procura-se Amy"), conta com um elenco formado por estrelas em ascensão, como Matt Damon e Ben Affleck.
A história mostra dois anjos caídos, uma descendente da Virgem Maria trabalhando em uma clínica de aborto, um 13º apóstolo negro, Deus retratado como uma mulher (Alanis Morrissete) e outras situações que questionam dogmas da religião católica.
"Dogma" não enfrentou problemas somente no Brasil. Nos EUA teve de ser comprado pessoalmente pelos donos da Miramax, que por estar ligada à Disney, que não exibe filme com conteúdo polêmico, teve de repassá-lo à distribuidora Lions Gate.
O filme foi mostrado nos EUA como uma produção comercial. Exibido em 2.000 salas, rendeu cerca de US$ 30 milhões, pouco mais de três vezes o seu custo. No Brasil, a meta inicial de distribuir de 50 a 80 cópias não foi alcançada, por causa dos protestos.
As redes Luiz Severiano Ribeiro, Cinemark e UCI se recusaram a mostrar o filme. A produção será mostrada somente em dez salas.
Pelo menos no caso dos cinemas do circuito Luiz Severiano Ribeiro, a maior das três redes, com 170 salas em 13 cidades, houve a ação direta de uma católica fervorosa, Glória, a mulher do dono da empresa, que não queria que "Dogma" fosse exibido.
A organização católica TFP (Tradição, Família e Propriedade) enviou 162 mil petições assinadas ao Ministério da Justiça pedindo a proibição do filme. Mas ele não foi proibido, teve sua exibição restrita a maiores de 18 anos.



Filme: "Dogma"
Diretor: Kevin Smith
Produção: EUA, 1999
Com: Matt Damon e Ben Affleck
Quando: pré-estréia no Rio de hoje a domingo, às 21h40 e 24h no Estação Botafogo, sala 1 (tel.0/xx/21/286-0893), às 21h40 no Estação Barra Point, sala 1 (tel. 0/xx/21/ 494-6209) e às 24h no Art Fashion Mall, sala 3 (tel. 0/xx/21/322-1258); em São Paulo amanhã, às 24h, no Cinearte e, às 22h, no Morumbi


Texto Anterior: Rádio: Emissoras ameaçam processar ministério
Próximo Texto: Curta polêmico vem antes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.