São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NERUDA EM CENA
Água é palco de "Besame Mucho"

free-lance para a Folha


Um fio de espelho d'água sob os pés coloca os intérpretes de "Besame Mucho" em constante vigília para o equilíbrio que nem sempre encontram nos versos de Pablo Neruda (1904-1973). Assentado nessa plasticidade visual, o espetáculo de dança-teatro entra em cartaz hoje no Centro Cultural São Paulo, com a Cia. Teatro Brasileiro de Dança de Salão.
"O espetáculo é uma coisa com água e outra sem, porque os atores oscilam o tempo todo com o corpo, por conta da gravidade", explica a diretora teatral Dirce Helena Carvalho. A direção geral é de Baltazar Vieira e Juan Castiglione assina as coreografias.
Não há fio narrativo. Apesar do investimento na expressão corporal, a palavra ganha espaço com os versos de "Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada" (1924), obra em que o poeta chileno trata da paixão não correspondida.
"A musa dele está sempre distante e a nossa idéia é traduzir essa intensidade dramática por meio da plasticidade do gesto", explica Dirce. A cantora Maria Alcina e a soprano Silva Handro fazem participação especial.
Como o nome sugere, o trabalho da Cia. Teatro Brasileiro de Dança de Salão envereda pelos ritmos musicais. "Besame Mucho" reflete a pesquisa de formas de movimento que passam pelo enigma do olhar e da sedução.
Como o respingar da água será inevitável (o espelho cobre um área de 12m x 8m, para um elenco de 10 pessoas), a produção oferece ao espectador uma capa de chuva providencial. (VS)


Peça: Besame Mucho Criação e direção geral: Baltazar Vieira Coreografia: Juan Castiglione Com: Cia. Teatro Brasileira de Dança de Salão (Angela Quintino, Aya Ohara, Catarina Ferreira, Fabiana Dias, Gisele Martorelli, Jorge Costa, Michele Lisboa e outros) Quando: estréia hoje, 21h30; sex. e sáb., 21h30; dom., 20h30 Onde: Centro Cultural São Paulo -espaço cênico Ademar Guerra (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 0/xx/ 11/3277-3611) Quanto: R$ 12

Texto Anterior: Teatro: Leo Lama encena amor incondicional
Próximo Texto: Pelo Brasil: Circo Voador, no Rio, faz 18 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.