São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo fará duas séries regionais por ano

João Miguel Jr./TV Globo
FAKE Rita Guedes e Maurício Machado gravam "Alma Gêmea", que bateu novo recorde nesta semana (45 pontos); Machado será um cozinheiro de araque que toma o lugar de Vitório (Malvino Salvador)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo começa a produzir em 2006 duas séries regionais por ano. Serão adaptações de autores brasileiros contemporâneos, rodadas com atores "locais". A idéia é realizar uma produção em cada Estado. O projeto leva o nome de "Quadrante" e será comandado por Luiz Fernando Carvalho, o festejado autor e diretor da microssérie "Hoje É Dia de Maria".
Apesar da produção de duas séries, a Globo, por enquanto, só prevê a exibição de uma por ano. A primeira será a adaptação de "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna. O formato será variado. Alguns títulos poderão ter um único episódio; outros, até oito.
Além de Suassuna, Carvalho estuda a adaptação para a televisão de obras do carioca João Paulo Cuenca, do cearense Ronaldo Correia de Brito, do amazonense Milton Hatoum e do mineiro Luiz Rufatto, todos da nova geração da literatura nacional.
Cuenca pode ser chamado de "novíssimo". "Corpo Presente", seu primeiro livro solo (e único até agora), foi publicado em 2003, quando ele tinha 25 anos. Elogiado pela crítica, Cuenca é "blogueiro". Em www.carmencarmen.blogger.com.br, relatou o processo de criação do livro.

O médico Brito nasceu em 1950 e publicou seu primeiro livro ("As Noites e os Dias") em 1996, mas só em 2003 passou a ser badalado no eixo Rio-São Paulo, com "Faca", editado pela Cosacnaify, que em 2005 lançou "Livro dos Homens".

OUTRO CANAL

Fora O contrato de Netinho de Paula com a Record vence em maio e não será renovado. Seu "Domingo da Gente" até dá boa audiência, mas a Record avalia que sua imagem de pagodeiro e suas recentes reações violentas (agrediu em novembro Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo do "Pânico na TV") não pegam bem para a emissora, que tenta emplacar como "moderna".

Sofredora Suspeita de ter matado o próprio marido na Grécia, Vitória, a personagem de Cláudia Abreu em "Belíssima", será presa nos próximos capítulos. No presídio, ela será esfaqueada por uma detenta após uma tentativa frustrada de fuga.

Partido "Belíssima" indiretamente fez nesta semana um belo merchandising gratuito para o tucano José Serra. Mostrou à exaustão carros da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A guarda atuou num caso de seqüestro de criança _o que, na vida real, é atribuição das polícias civil e militar de Geraldo Alckmin.

Bolão Exibido pelo SporTV, o "Jogo das Estrelas", que reuniu, no Rio, Maradona e Zico, foi o programa mais visto da TV paga em dezembro. Atingiu cerca de 800 mil telespectadores em todo o país.

Top Mesmo fora do ar, Bruno Gagliasso se manteve no ranking dos cinco atores da Globo que mais receberam cartas de fãs em dezembro.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Tamo frito! Sapo Barbudo x Tucano Careca!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.