São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrada de ferro ganha registro em 230 imagens

DA REPORTAGEM LOCAL

Mencionada em "Muito Romântico" e marco da chegada do capital e da modernidade a São Paulo, a estrada de ferro Santos-Jundiaí acaba de ganhar um registro histórico em letras e imagens: "Santos a Jundiaí: Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway".
Além de documentos como certidões, contratos etc, o livro traz 230 imagens, fotos antigas e atuais, plantas de prédios, estações, locomotivas, vagões e objetos, como mobiliário e louça da companhia. Um dos destaques é a Estação da Luz, restaurada em 2004, que servia de referência para o ajuste dos relógios de São Paulo.
A São Paulo Railway Company, também conhecida como "a Inglesa", funcionou entre 1867 e 1946. A malha ferroviária com 139 quilômetros de extensão foi originalmente criada para transportar o café das lavouras do interior do Estado para o porto de Santos e de lá para o mundo. Posteriormente, foi incorporada à Rede Ferroviária Federal S/A.


Santos a Jundiaí: Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway
Autores:
Maria Inês Dias Mazzoco e Cecília Rodrigues dos Santos
Editora: Magma Cultural
Quanto: R$ 98 (240 págs.)


Texto Anterior: Modernidade nos EUA é tema de não-ficção
Próximo Texto: Literatura: Livro reúne gravuras de Quixote por Doré
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.