São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Last.fm ganha versão em português

Mistura de rádio online com Orkut, MySpace e Wikipedia, site indica bandas e compositores brasileiros

LÚCIO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Yes, nós temos Last.fm. Atraído pela grande quantidade de fãs de música no Brasil, o site inglês acaba de fincar sua bandeira da "revolução musical socializada" no país, lança em português sua famosa estação de rádio online personalizada e prepara para um futuro breve a instalação de um escritório comercial em São Paulo. Uma mistura de rádio com MySpace, Orkut e Wikipedia, o endereço já fala nossa língua na hora de tocar música conhecida, recomendar canções e artistas novos e formar uma comunidade de troca de idéias sobre bandas, canções e shows baseados em um gosto comum.
"Percebemos que no Brasil tem muita gente interessada em música e uma intensa produção musical de qualidade", explica, em entrevista à Folha, o britânico Martin Stiksel, um dos fundadores do Last.fm.
"Nós somos a rádio online mais popular nos EUA, no Reino Unido e na Alemanha, entre outros. No meio desse contingente de ouvintes, percebemos que o Brasil está em nono lugar entre os que mais nos freqüentam. Nós realmente achamos que a tradução para o português vai atrair ainda mais brasileiros para o Last.fm."

"Adoro" e "odeio"
O Last.fm tomou forma em 2003. Enquanto um geniozinho inglês terminava seu projeto final na faculdade de ciências da computação -criando um programa que armazenava diferentes sistemas operacionais de tocadores de música-, quatro amigos (tão gênios quanto) divididos entre Alemanha e Áustria criavam uma comunidade de música na internet acoplada a uma estação de rádio virtual. Usando botões de "adoro" e "odeio", os usuários poderiam customizar suas páginas de acordo com suas preferências musicais.
Esse foi o começo do Last.fm. As duas turmas viram algo em comum em seus projetos, montaram juntos um escritório em Londres, e, em 2003, deram vida ao Last.fm, com cada site fazendo sua parte. Em 2005, os dois sites viraram um, e, em 2006, já virou febre. E em 2007 chega ao Brasil.
Até a música independente brasileira está mapeada pela Last.fm. Se você formar uma estação de rádio a partir da banda Bonde do Rolê, por exemplo, ouvirá uma seqüência com Los Hermanos, Cachorro Grande, Moptop, Jumbo Elektro. É botar Caetano Veloso para ouvir Cartola, Tom Zé, Mutantes, Gil e Tim Maia.


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Comunidade musical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.