São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Um disco animal


É o novo do combo americano Animal Collective, em que experimentalismos são feitos no formato de canções

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

O TERMO retrô está na moda tanto no rock quanto na música eletrônica. Punk, pós-punk, Stooges, acid house, Detroit, Motown. Muitas vezes parece que o passado é utilizado por artistas novos não como uma referência ou um ponto de partida, mas como um fim em si. Poucos nomes hoje procuram criar algo realmente novo, diferente, original. Um desses nomes é o combo americano Animal Collective.
A banda lançou há pouco "Merriweather Post Pavilion", oitavo álbum de estúdio e, ao que tudo indica, disco que colocará o Animal Collective como uma banda superior no rock dos anos 2000.
Difícil encontrar por aí alguém falando mal de "Merriweather Post Pavilion". Unanimidade que chega a incomodar: será que a banda é tudo isso mesmo? Será que esse disco é tudo isso mesmo?
É, sim. Porque em "Merriweather Post Pavilion" a banda coloca em formato de canção as experimentações sonoras que criava nos discos anteriores.
Nomes que experimentam com sons, harmonias e arranjos há aos montes por aí. Noise rock, pós-rock, rap underground... gêneros que estão cheios de gente que procura inovar e encontrar novos caminhos.
Mais complicado é achar alguém que dê foco às ideias, que dê sentido ao caos de influências.
Em "Merriweather...", o Animal Collective cria um universo estranho, feito por sons abstratos, difíceis de identificar. Há barulhos que soam como cantos de pássaros; há muitos ruídos, sons distorcidos, retorcidos. O vocal normalmente está distante, como se aquilo fosse um sonho -"Merriweather" é, afinal, um conjunto de canções oníricas.
"In the Flowers" abre o álbum e já nos joga nesse mundo de cores disformes do AC. Nas 11 canções do álbum, eles vão do folk ao rock minimalista. A bagagem musical desses caras é tão grande que eles abrem espaço até para a house -"My Girls" é semelhante a "Your Love", clássico feito por Jamie Principle em meados dos anos 1980. (no ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br/ dá para ouvir um mash-up de "My Girls" e "Your Love").
O destaque talvez seja "Brothersport", um épico em clima celebratório em que sons se misturam e compõem diversas atmosferas.
O Animal Collective esteve em São Paulo no ano passado. Mas a apresentação, no festival Planeta Terra, sofreu devido a problemas no som. "Merriweather..." mostra tudo o que perdemos ao vivo.

 

Aconteceu em São Paulo, no último final de semana, o minifestival Curitiba Vai pro Inferno. Quatro bandas da capital paranaense se apresentaram no clube Inferno. Entre elas, o quinteto Copacabana Club.
Canções que misturam new wave e electropop bem tocadas e cantadas por uma vocalista que sabe se portar num palco.
Se essa banda for à sua cidade, não deixe de ver.

thiago.ney@grupofolha.com.br


Texto Anterior: DVDs
Próximo Texto: Análise/Televisão: Minissérie global simplifica e distorce biografia de Maysa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.