São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre Ellen Stewart, criadora do La MaMa

Diretora tinha 91 anos e dirigiu o epicentro da cena teatral alternativa em Nova York

DE SÃO PAULO

Ellen Stewart, diretora teatral, morreu ontem de causas naturais aos 91 no hospital Beth Israel em Nova York. Ela tinha problemas cardíacos.
Fundadora do La MaMa Experimental Theater Group, Stewart foi um dos nomes mais relevantes do circuito alternativo de teatro nos Estados Unidos, encenando cerca de 1.900 peças em seu teatro no Lower East Side desde o início dos anos 60.
Passaram por lá atores como Al Pacino, Robert De Niro e Bette Midler. Dramaturgos como Sam Shepard e o compositor Philip Glass também trabalharam no La MaMa, que recebeu ainda projetos dos diretores Robert Wilson e do brasileiro Gerald Thomas.
Stewart, que nasceu na Louisiana e se radicou em Nova York, liderou um modelo espartano de teatro, sem lucro, com ingressos a preços baixíssimos e um repertório de textos até então obscuros na cena nova-iorquina.
"Se um texto me chama, eu faço", disse Stewart em entrevista ao "New York Times". "O público pode odiar, mas eu acredito nessas peças. Não sou uma intelectual, mas meus instintos me dizem quando um dramaturgo tem algo nas mãos."
Ela fundou o primeiro endereço de seu teatro em 1962, usando um porão para encenar peças de seu irmão adotivo, Frederick Lights.
Desde o início, textos de Harold Pinter, Tennessee Williams e Fernando Arrabal chegaram a ser encenados no palco do La MaMa.
Trabalhando como costureira e estilista, Stewart sustentava muitos dos atores de seu teatro e hospedava membros do elenco em seu próprio apartamento, no andar de cima do mesmo prédio, onde viveu até o fim da vida.
Stewart teve um filho, Larry Hovell, que morreu em 1998, e deixa o filho adotivo Duk Hyung Yoo e oito netos.


Texto Anterior: Literatura 2: Sueco faz acordo sobre obra de Salinger
Próximo Texto: Rio quer exportar "felicidade" em pacote
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.