São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A Praia" casa "Lagoa Azul" e "Apocalipse Now"

do enviado a Berlim

Produzido pelo mesmo time de "Trainspotting", "A Praia" empresta do "cult" estrelado por Ewan McGregor a idéia de um bem-humorado monólogo inicial antiburguesia. Que seja dito: pôr Leonardo DiCaprio na pele de Richard tem a ver mais com sua carreira pré-"Titanic" do que com a febre que provoca desde então.
Recém-desembarcado na miserável Bancoc, Richard logo cruza com outro egresso de "Trainspotting", Robert Carlyle, um "junkie" que lhe oferece fumo, um mapa para uma ilha paradisíaca e morre a seguir. Richard convence um belo casal de franceses a acompanhá-lo e tem início a aventura.
Durante sua primeira hora, "A Praia" revisita "A Lagoa Azul" com toques de "A Ilha do Tesouro" e "Robinson Crusoé". Richard e amigos sofrem um pouco, mas chegam ao paraíso tropical prometido, que encontram dividido entre uma gangue de exportadores de maconha e uma tardia comunidade hippie liderada pela exuberante Tilda Swinton.
Devidamente instalados, eis que o filme deixa de lado o detalhamento das relações para concentrar-se na viagem cada vez mais delirante de Richard ao coração das trevas. O show afinal é, ou deveria ser, de DiCaprio.
"A Praia" assume assim um forçado tom "Apocalipse Now", não por coincidência citado explicitamente nas sequências iniciais. Tudo torna-se por demais previsível, estendendo-se por outra desnecessária hora. Mas como fica DiCaprio? Seu desastrado Richard reafirma-lhe o carisma algo sombrio, próximo do jovem Marlon Brando, mas não o submete a um verdadeiro teste como ator. Enquanto o espera, um fracasso não tempera mal a "leomania". (AL)


Avaliação:  


Texto Anterior: Cinema: "Leomania" invade ruas de Berlim
Próximo Texto: Vídeo - Lançamentos: "Três É Demais" está fadado a virar 'cult'
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.