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Figurino transforma rainha em uma celebridade pop
VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL
Criar roupas para filmes de
época é uma tarefa complicada,
que quase sempre termina em
reconstituições literais medíocres e excessivamente livrescas. Os efeitos colaterais desse
tipo de equívoco podem ser fatais: os atores, constrangidos e
altamente desconfortáveis
dentro de seus "trambolhos de
museu", acabam atuando sem
naturalidade.
Quando o figurinista consegue escapar das armadilhas do
rigor técnico, no entanto, o resultado pode ser revelador, ajudando a narrativa a aproximar
o espectador do essencial.
Essa capacidade de transformar peças de design antigo em
objetos de desejo vibrantes e
frescos é o segredo por trás do
fantástico trabalho desenvolvido por Milena Canonero para o
filme "Maria Antonieta", uma
das produções cinematográficas de maior impacto fashion
das últimas décadas.
Milena soube equilibrar com
precisão elementos da indumentária do século 18 com peças criadas por designers contemporâneos, entre eles, os top
estilistas Karl Lagerfeld e John
Galliano. A Maria Antonieta retratada pela figurinista parece
tão real que poderia estar na capa de qualquer tablóide, site ou
revista. Na tela, é uma celebridade pop, lança tendências, é
viciada em compras e tem um
cabeleireiro hype.
Numa das cenas mais comentadas do filme, um par de
Converse All Star azulzinho,
propositalmente deixado pela
produção, aparece entre os pisantes da rainha. A idéia não é
somente reproduzir, mas traduzir, compreender e aproximar a partir do olhar contemporâneo. E nada mais perfeito
do que o tênis-ícone dos indies.
Versalhes é aqui e agora.
Milena saiu da cerimônia de
premiação do Oscar deste ano
com a merecidíssima estatueta
de melhor figurino, a terceira
de sua carreira -ganhou por
"Carruagens de Fogo" e pelo
ótimo "Barry Lyndon", além de
seu trabalho mais influente, o
visionário "Laranja Mecânica".
O figurino de "Maria Antonieta" deve continuar fazendo
a cabeça dos fashionistas durante muitos anos.
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