São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio Shell tem noite de crítica às políticas de incentivo ao teatro

Cleide Yáconis foi a homenageada oficial da noite; Vertigem leva três troféus pela peça "BR -3"

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os três troféus do Prêmio Shell entregues na noite de segunda ao grupo Vertigem (pela direção, luz e, na categoria especial, pelo projeto de pesquisa) soaram como resposta a um suposto descaso das políticas de incentivo público e privado.
A peça em questão era "BR-3", encenada em um barco dentro do rio Tietê, que teve temporada interrompida por falta de verba. "Quem sabe esse prêmio nos ajude a colocar o barco de volta no rio", desabafou o diretor do grupo, Antônio Araújo.
Além dos agradecimentos típicos que seguiam a divulgação dos premiados em nove categorias, só Araújo e a atriz e diretora Georgette Fadel, melhor atriz pelo espetáculo "Gota D'água Breviário", manifestaram descontentamento em relação à dificuldade pela qual a maioria das produções teatrais tem de passar em São Paulo. "Precisamos de políticas mais inteligentes. O teatro não pode mais ser pautado pelas vontades dos diretores de marketing e dos políticos", disse Georgette.
Sérgio Roveri, vencedor como melhor autor por "Abre as Asas Sobre Nós", comemorou o fato de o Shell "olhar com atenção para os grupos de pesquisa, para a riqueza do cenário da cidade". Apesar do sucesso de público, "Abre as Asas", sob direção de Luiz Valcazaras, por pouco não foi cancelada pela administração do teatro Sérgio Cardoso, que é subordinada à Secretaria de Cultura do Estado, sob o falso argumento de "falta de público".
A atriz Cleide Yáconis foi a homenageada oficial da noite. E o grupo Os Satyros foi lembrado, em vários dos agradecimentos, principalmente por ter transformado a praça Roosevelt em um ponto de encontro. Foi para lá que premiados e não premiados se dirigiram, no fim da noite.


Texto Anterior: Ciclo discute paradigmas da nova música
Próximo Texto: Artes plásticas: ABCA premia exposição de Volpi no MAM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.