São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte

Programa mostra elo entre surfe e skate

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O casamento entre o surfe e o skate na cultuada Venice Beach, na Califórnia: esse é o tema do "Surfe 2007", programa quinzenal sobre o esporte que, nesta edição, viaja à famosa praia norte-americana para contar como o surfe salvou o skate da morte e o transformou em uma das modalidades mais praticadas no planeta.
No final dos anos 60, Venice, que se tornou um dos berços da contracultura nos Estados Unidos, principalmente nas artes e na música, viu nascer os Z-Boys, equipe de surfistas de uma loja de materiais para o esporte e que inovou no design de pranchas.
Foram eles que, na falta de ondas para surfar e embalados pelo som psicodélico do "The Doors", reinventaram a estética do skate e fizeram das ruas e piscinas vazias de Venice Beach uma extensão do mar.
Adaptando manobras do surf para o esporte de rodinhas, os Z-Boys deixaram um legado que influencia o skate (que praticamente desapareceu no início da década de 60) até os dias de hoje. "Surfe 2007" vai ainda a San Juan Capistrano, também na Califórnia, e mergulha nos bastidores da Primedia, maior editora de revistas de esportes de ação no mundo. E conversa com Cris Mauro, editor-chefe da "Surfers", a principal publicação do esporte.


SURFE 2007
Quando:
hoje, às 22h30
Onde: ESPN Brasil


Texto Anterior: Artes plásticas: ABCA premia exposição de Volpi no MAM
Próximo Texto: Crítica: "Oldboy" tem boa narrativa que se enfraquece no fim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.