São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Os escritores árabes são hostis a Israel"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Avraham B. Yehoshua tem 71 anos, vive na cidade de Haifa e é considerado um dos mais importantes escritores israelenses da atualidade. Teve vários livros traduzidos no Brasil, entre eles "A Noiva Libertada" (Companhia das Letras). (ACD)

 

FOLHA - Como o senhor vê essa polêmica sobre a participação de Israel no Salão do Livro de Paris?
AVRAHAM B. YEHOSHUA -
Eu lamento muito que os países árabes, principalmente os escritores e editores árabes, boicotem o Salão do Livro. Penso que os intelectuais deveriam, ao contrário, buscar o diálogo. Nós temos uma relação de paz com Egito, com a Jordânia. Estamos também negociando com os palestinos. Mas, finalmente, os escritores árabes sempre adotaram uma posição mais extremista, mais hostil à normalização das relações com Israel do que a posição adotada pelo governo e mesmo pela população de seus países.

FOLHA - Mas não são somente escritores e organizações árabes que fizeram um apelo ao boicote. Há também alguns escritores e intelectuais israelenses.
YEHOSHUA -
Aharon Shabtai é o único que conheço que se recusou a participar do salão. Ele sempre foi muito crítico com relação à Israel e tem uma ideologia muito, muito de esquerda.

FOLHA - O senhor se considera uma voz discordante e crítica à atual política de Israel?
YEHOSHUA -
Nós somos pessoas livres. Há momentos em que estamos de acordo com a política de Israel e outros em que não estamos de acordo. Nós dizemos o que pensamos. Quando somos atingidos por tiros de morteiros de Gaza, defendemos, evidentemente, que Israel dê a resposta.
Nós não somos pacifistas, mas somos pessoas que buscam a paz e que defendem o direito dos palestinos. Nós somos contra a instalação dos palestinos em território de Israel, mas defendemos um Estado palestino criado ao lado de Israel.


Texto Anterior: Boicote inclui alguns israelenses
Próximo Texto: Entrevista: "Muita gente de boas intenções cai nessa cilada"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.