São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Muita gente de boas intenções cai nessa cilada"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Aharon Shabtai foi o único escritor israelense que recusou o convite oficial para participar do Salão do Livro de Paris. Aclamado como um dos maiores poetas da atualidade em Israel, o escritor falou de Tel Aviv à Folha sobre o seu boicote. (ACD)

 

FOLHA - Por que o senhor recusou o convite oficial para participar do Salão do Livro em Paris?
AHARON SHABTAI -
Porque o que o governo de Israel faz hoje é uma verdadeira estratégia de massacre e limpeza étnica contra os palestinos.
Acho que o mundo e a Europa deveriam ajudar a resolver o problema, boicotando Israel e pressionando o governo para que cumpra os acordos internacionais e para que reconheça os direitos dos palestinos. Este salão em Paris é uma propaganda pró-Israel, caucionada pelos governos francês e israelense.

FOLHA - O senhor não acha que, sendo uma manifestação cultural, o Salão do Livro de Paris e a literatura deveriam estar além dessas questões políticas?
SHABTAI -
Não. Um dos princípios elementares da cultura é promover a paz e não matar pessoas. Não há sentido em falar em cultura quando pessoas estão sendo assassinadas. Muitas vezes, manifestações culturais como esta podem ser usadas para esconder os crimes que estão sendo cometidos. Esse evento em Paris não é um encontro de escritores. Ele será inaugurado pelo presidente de Israel e representantes do governo francês.

FOLHA - O senhor não considera que, entre os israelenses convidados, existam escritores que criticam e se opõe realmente à política de Israel?
SHABTAI -
Não. Acho que nenhum escritor que conheça hoje a realidade de Israel possa ir a Paris e dizer que não colabora ou sustenta, de certa maneira, o governo. O sistema é muito inteligente e o governo quer criar a imagem de que Israel é um estado liberal, democrático. Então, muita gente com boas intenções cai nessa cilada e é manipulada pelo governo.


Texto Anterior: Entrevista: "Os escritores árabes são hostis a Israel"
Próximo Texto: Conexão pop: Mais e mais rápido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.