São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

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OUTRA FREQÜÊNCIA

O dilema das FMs de elevador e o "Big Brother" do rádio

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe aquela música calminha que ouvimos no elevador, no consultório do dentista e na espera do telefone? Pois as rádios responsáveis por esse "som ambiente" estão num processo de mudança em ritmo nada lento.
Querem um público mais jovem, chamariz de anunciantes. Para isso, estão ampliando o espaço de músicas novas, até lançamentos, em meio à enxurrada de flashbacks da programação.
É o caso da Alpha FM (101,7 MHz), a mais ouvida no segmento "adulto", segundo o último relatório divulgado pelo Ibope. "Queremos acabar com o estigma de rádio de elevador e dentista. Pode até tocar no consultório, mas sem o trauma do motorzinho", brinca Eduardo Leite, coordenador artístico.
Segundo ele, isso vem do tempo em que a emissora, que completa 17 anos em outubro, tocava apenas instrumental. "Esse tipo de música não é proibido hoje. Mas tem de ser compatível com nossa linha. Kenny G está fora porque ganhou ranço de brega, de comercial de motel", afirma Leite.
O público da Alpha é majoritariamente da classe AB, com mais de 30 anos. Com 91 mil ouvintes por minuto, marcou o 11º lugar no Ibope. Em 12º (77 mil ouvintes) ficou a Antena 1 (94,7 MHz). Só internacional (a Alpha toca nacional também), segue a mesma busca por rejuvenescimento.
De acordo com Vlamir Marques, coordenador artístico, a Antena já chegou a ocupar 95% da programação com flashbacks, que hoje ficam com 80%. De forma gradual, planeja tocar mais músicas recentes. A questão "elevador-dentista" não o incomoda. "Gosto de ouvir a rádio no elevador, na espera do telefone. Isso divulga a emissora. E sei que é sintonizada em outros locais."
Dentre as "tops" adultas, há outras duas FMs. A mais "velha" é a Scalla (92,5 MHz), só instrumental. Ficou em 25º, com 22 mil ouvintes. A mais "jovem" é a Nova Brasil (89,7), só nacional. Marcou a 14º posição (69 mil ouvintes).
 
Uma versão do "Big Brother" chegou ao rádio. A Objetiva FM de Itajaí (SC) irá confinar 16 pessoas e monitorá-las 24 horas com câmeras, de 28 de maio a 5 de junho. Toda a programação será transmitida de um estúdio ao lado da casa -construída com paredes de vidro, num parque. O áudio dos confinados será transmitido pela emissora, e o vídeo, por dois telões, na entrada do parque.
Os candidatos serão eliminados por provas e ligações de ouvintes. O vencedor leva R$ 5.000. Batizado de "Ligue Brother", será transmitido pela internet (www.objetiva.fm.br), segundo Eurípedes dos Santos, diretor da estação.

laura@folhasp.com.br


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