São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Situação dos valores é tema de conferências

Ciclo organizado por Adauto Novaes começa hoje no Rio e quarta-feira em SP

"Vida Vício Virtude" quer discutir, em dez palestras, como o homem reage às profundas transformações por que o mundo passa

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre "Mutações", realizado no ano passado, e "A Condição Humana", que começará em agosto, o filósofo Adauto Novaes comanda um ciclo menor de palestras, no qual será discutida a situação dos valores num mundo em profunda transformação e em que ser humano não é tarefa nada simples.
"Vida Vício Virtude" -sem vírgulas para tentar indicar que fazem parte de um todo construído socialmente, e não como moral dada a priori- começa hoje no Rio, amanhã em Belo Horizonte e quarta em São Paulo com conferências do professor da USP Franklin Leopoldo e Silva. O consumo como medida do homem de hoje é tema central.
"Estamos reduzidos ao valor de mercadoria e ao consumo de bens não naturais e não necessários", afirma Novaes.
O título da conferência, "O Vazio do Pensamento", expressa uma idéia que norteou os últimos ciclos, como "O Silêncio dos Intelectuais" (2005).
"As mutações, patrocinadas pela grande revolução tecnocientífica, têm sido tão radicais e velozes que o pensamento não consegue acompanhar. Ficamos à deriva", diz Novaes.
As outras palestras têm valores como títulos, sendo que alguns podem ser "negativos", como "A Intolerância" (tema do jornalista Eugênio Bucci) e "A Vergonha" (do professor Ruwen Ogien). O colunista da Folha Marcelo Coelho e a filósofa Marilena Chaui também estão na série, organizada a convite da Casa do Saber.


Texto Anterior: Livro sobre Romário "bate na trave" da lei
Próximo Texto: A programação do ciclo em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.