São Paulo, terça, 14 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arts Florissants toca hoje em SP

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
especial para a Folha

A Sociedade de Cultura Artística resolveu começar sua temporada de 98 com o que tem de melhor. O grupo francês Les Arts Florissants toca em São Paulo de hoje a quinta-feira, apresentando-se no Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles.
Les Arts Florissants já esteve no Brasil em 95, encantando o público com programas formados por sua especialidade: o barroco francês.
Há planos de que o grupo volte a nosso país daqui a dois anos, para apresentar, na íntegra, uma ópera "comme il faut", com cenários e figurinos.
Fundado em 79, Les Arts Florissants é um refinado conjunto vocal e instrumental que interpreta música barroca com instrumentos de época (ou réplicas), baseado em pesquisas musicológicas que visam se aproximar das intenções originais dos compositores.

Origem Tirou seu nome de uma pequena ópera de Marc-Antoine Charpentier (1645-1704), que consta do programa de quinta-feira, e, no início, focava seu trabalho em autores franceses deste período.
Mas o repertório logo começou a se expandir, chegando ao barroco italiano e ao classicismo vienense, como atestam os mais de 40 discos que o grupo gravou pela Harmonia Mundi.
A partir de 94, Les Florissants fechou um contrato de exclusividade com a Erato, que lançou seus últimos títulos, como os "Grands Motets", de Rameau, e a ópera "A Flauta Mágica", de Mozart.
O regente e fundador do grupo é William Christie, 54, radicado na França há 27 anos.
Para hoje e amanhã, ele programou a apresentação de "Acis and Galatea", uma masque (teatro musical inglês dos séculos 16 e 17) escrita em 1781 por Handel, ficando o concerto que será realizado depois de amanhã inteiramente dedicado a obras de Marc-Antoine Charpentier.
Como costuma acontecer com os grupos de música antiga, Les Arts Florissants é inteiramente formado por musicistas free-lancers, reunidos para cada concerto, turnê ou gravação.
25% do orçamento do conjunto é financiado pelo governo francês e por patrocinadores privados, sendo a quantia restante amealhada pelo próprio conjunto, com a renda dos concertos e venda de discos.


Concerto: Les Arts Florissants
Quando: De hoje a quinta-feira, a partir das 21h
Onde: Teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 258-3616)
Quanto: De R$ 50,00 a R$ 100,00



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.