São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

MERCADO SE REORGANIZA PARA VERÃO 2005

A São Paulo Fashion Week de verão, que começa em 16 de junho, abrindo a temporada, tem desde já uma não-participação. É a estilista Karlla Girotto, selecionada pelos participantes da Câmara da Moda (composta por um grupo de estilistas e de editoras), que preferiu não entrar. Sábia decisão. A estilista conceitual -que nesta semana foi escolhida uma das integrantes do time global de vanguarda do projeto de moda da vodca Absolut- seria de fato engolfada pelo megaesquema do maior evento do país. Risco que correm agora os pequenos novos integrantes da SPFW, Isabela Capeto e Raia de Goeye (que apenas estrearam na última edição do Fashion Rio). Isabela desfila sua Ibô, a melhor novidade da moda carioca, mas a Raia de Goeye é de SP mesmo, legítima representante do vestir paulistano.
Do Rio também vem Carlos Tufvesson, de roupas para a noite, que não desfilou na última estação e praticamente trocou de lugar com Walter Rodrigues. Aqui ingressaram também VR Menswear e Custo Barcelona, que havia sido votada há um ano e somente agora entrou, segundo a assessoria do evento. Ficam de fora Mareu Nitschke e Rodrigo Fraga, em momento de reestruturação das marcas.
Os pequeninos do Hot Spot e da Casa de Criadores foram para julho, para dar tempo de tudo. Se o mercado brasileiro não está para peixe, para os pequenos então, nem se fala.

PLANETA FASHION RODA E AVISA
O Planeta Fashion respira aliviado: Marc Jacobs renovou por mais dez anos seu contrato com o megaconglomerado de luxo LVMH, o que significa que ele fica à frente da Louis Vuitton e de suas marcas, Marc Jacobs e Marc. A notícia é boa por conta da saída recente de Tom Ford da Gucci. Seria muito impacto para o prêt-à-porter perder mais esse nome forte da criação. Tudo isso ocorre na mesma semana em que as casas Ungaro e Versace declaram sua saída da alta-costura, esta sim combalidíssima...
É que, recentemente, deixaram o setor Yves Saint Laurent, Thierry Mugler (que havia sido apontado como um dos responsáveis pelo revitalização da couture nos anos 90), além de casas como Feraud, Lanvin e Nina Ricci. A saída da maison Ungaro significa também a despedida do próprio Emanuel Ungaro em si, aos 71 anos (a marca dele no prêt-à-porter). "Eu não sou nostálgico e não estou triste. Mas nós temos que viver mais rápido e estamos refletindo uma nova maneira de fazer as coisas", disse o criador ao jornal especializado "WWD". Segundo ele, o moderno modo de vida não permite fazer o desfile, apresentar os moldes, pedir os tecidos, esperar pela entrega e depois fazer três provas com a cliente, conforme reza a alta-costura.
Karl Lagerfeld, da Chanel, nos últimos meses questionou a realização de uma semana de lançamentos de couture -a próxima está marcada para 6 a 9 de julho, em Paris-, já que o gênero é cada vez menos significativo e há menos marcas sendo mostradas. A Versace de Donatella, por sua vez, abandona o barco para se dedicar à linha do prêt-à-porter, que também não anda lá muito bem das pernas financeiramente. Acha que o mundo do alto luxo é que vai mal? Engano seu.

VEM NOVO CLUBE FASHION POR AÍ
O estilista Ricardo Almeida vai abrir um clube em parceria com com Armando Lara Nogueira (o Armandinho, da Disco), Augusto Perez (Panino Giusto, Sutra) e os irmãos Marcelo e Tarcísio Mello, do Porto Luna. O novo espaço, ainda sem nome definido, vai ocupar o lugar onde funciona o Black Box. Ricardo Almeida quer transportar o astral do famoso clubinho que ele tem em casa, onde recebe os amigos. "Vai ser um negócio pequeno, para um público mais adulto", diz Ricardo. Abre na primeira quinzena de junho.

FILMES FORNECEM TRILHAS DA HORA
Não sou de gostar de trilhas sonoras, mas estou ouvindo direto duas delas, nos últimos tempos. "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, é a coisa mais incrível, e as melhores faixas são de Kevin Shields, do My Bloody Valentine (o hino "City Girl"), mais Death in Vegas e Air, claro, e o Sebastian Tellier -um cantor e multiinstrumentista francês absurdo. A outra é "Diários de Motocicleta", do filme de Walter Salles, composta por Gustavo Santaolalla, músico argentino autor também de "21 Gramas". Não consegui ver o filme ainda, mas felizmente tive chance de conhecer Gael García Bernal, que é mesmo um lindo e um fofo. A trilha evoca a identidade latino-americana de modo poético, denso e mágico.

NOITE REÚNE VÍDEO E FESTA
O Café Concerto Uranus é o lugar da edição brasileira do QuickFlick World, uma noite/ minifestival de cinema digital criado por uma rede de videomakers e que rola uma vez por mês no clube-teatro de SP. São escolhidos um tema e um parâmetro técnico, e os realizadores soltam a imaginação em um vídeo de cinco minutos. Os melhores vídeos são escolhidos por um júri e exibidos no início da sessão no mês seguinte. Temas e datas da edição de junho estão no site qfworld.tv. Se joga.

palomino@uol.com.br


www.erikapalomino.com.br

Colaborou Sergio Amaral, free-lance para a Folha

na noite ilustrada...
O Xingu reabriu e para hoje promete ter Electroshock, com Luca Lauri e Liana Padilha. O trio hype 2Yummy se apresenta no Ampgalaxy e no Pix tem a noite Fotolog Party com o DJ André Juliani. No Lov.e, o convidado da Technova é Ilya Simione. Pareto, Gil Barbara, Marcão e Renato Ratier tocam no D-Edge. Amanhã tem outra noite fashion no Xingu, com Emilene Galende, Fabia Bercsek, Adriano Costa e J.Pig como convidados. O produtor francês de tecno Oxia toca no Lov.e, enquanto o empresário da noite Sergio Kalil comemora aniversário na sua Level, que ganha decor egípcio. Tem também a simpática noite de house Colors, no Executivo (r. 7 de Abril, 425) e o set do produtor norueguês Cave na noite de tecno do D-Edge. Domingo tem São Paulo Independente na praça Benemérito José Brás, no pátio do metrô Brás, a partir das 14h. Tocam de graça as bandas Gram, Os Excluídos, Lambrusco Kids, White Frogs e Ludov


Texto Anterior: Crítica: Seqüências realistas democratizam "Ilíada"
Próximo Texto: Mídia: Multas fazem TVs e rádios adotar censura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.