São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

Renato Rocha Miranda/TV Globo
GILBERTO E VITÓRIA SOFREM ATENTADO Marcos Palmeira e Cláudia Abreu gravam cena em que seus personagens, Gilberto e Vitória, sofrem um misterioso atentado; a seqüência vai ao ar nesta sexta

@ - Daniel Castro

Novela abolicionista é acusada de racismo

A novela das seis da Globo, quem diria, está sendo acusada de racismo. O Ministério Público do Estado da Bahia instaurou um inquérito civil para investigar se a trama abolicionista de "Sinhá Moça" não estaria deturpando a história da escravidão no Brasil e, na contramão das ações afirmativas, prejudicando a auto-estima da população negra e afro-descendente.
Para o promotor de Justiça Almiro Sena Soares Filho, a novela erra ao mostrar o negro extremamente passivo e sofredor, que precisa de heróis brancos para se libertar.
"A novela é questionável. Aquilo não é bem a história do negro brasileiro, é uma história deturpadíssima, que omite os quilombos e as revoltas lideradas por negros", diz Soares Filho. "Tudo indica que a novela é racista, ainda que o autor não tenha tido a intenção."
A Globo se defende dizendo que "Sinhá Moça" é uma obra literária. O promotor não acha isso razoável. "Não se pode abordar um fato desses [300 anos de escravidão] sem responsabilidade histórica."
Soares Filho espera o laudo de dois especialistas em história para tomar uma decisão. "Vou negociar uma reparação."
Em carta ao MPE da Bahia, a Globo afirmou que o objetivo da novela é "entreter, informar e educar". "O caminho dos negros é longo, árduo e penoso, mas a liberdade lhes aguarda no fim, tal qual aconteceu na história do Brasil", escreveu.

MISTÉRIO REVELADO Vai ser no final do capítulo de "Belíssima" do dia 24, um sábado, que Cemil (Leopoldo Pacheco) saberá que o chato Nikos (Tony Ramos) é seu pai. A reação dele, no entanto, o público só verá na segunda-feira.

MONOPÓLIO 1 Em parte turbinada pela Copa, mas principalmente por méritos próprios, o capítulo de anteontem de "Belíssima" (agora às 21h30) bateu seu recorde de "share" (percentual de televisores sintonizados): 79%. Ou seja, de cada 100 aparelhos ligados, 79 estavam na novela.

MONOPÓLIO 2 O recorde anterior era de 73%, no auge dos ataques do PCC. Mas o capítulo de 15 de maio deu mais pontos, 60, contra 59 de anteontem. Logo, foi visto por mais gente.

VISÃO DO PARAÍSO 1 Pelo menos neste início de Copa, está dando certo a previsão de Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo, de que o evento levantaria a audiência da novela das sete da emissora.

VISÃO DO PARAÍSO 2 Anteontem, tanto "Cobras & Lagartos" (às 19h30) quanto "Sinhá Moça" (18h30) marcaram inéditos 40 pontos. O "Jornal Nacional" deu 48.

OVERDOSE AMARELA Depois das constrangedoras lágrimas de Zagallo e declarações de amor dos jogadores no "JN" de segunda, a Globo abriu o "Bom Dia São Paulo" de ontem com o tema da vitória de Ayrton Senna. Tinha-se a impressão de que a seleção brasileira, que às vezes parece fazer parte do elenco da emissora, já é hexacampeã do mundo.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.