São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

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Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

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ATOR DE BROKEBACK DANÇA NO SONY
Jake Gyllenhall, o Jack de "O Segredo de Brokeback Mountain", satiriza o filme "Dreamgirls" no episódio de "Saturday Night Live" que o Sony exibe neste sábado



Obra-prima da Globo perde para Record e SBT

Foi um fiasco no Ibope a estréia de "A Pedra do Reino", o programa mais ousado já exibido no horário nobre da Globo. O primeiro capítulo da microssérie deu apenas 12 pontos na Grande São Paulo, contra 16 da Record ("Vidas Opostas" e "O Aprendiz 4") e 14 do SBT (reprise do filme "Lara Croft").

Apesar do terceiro lugar, a direção da Globo se deu por satisfeita. Executivos da rede diziam ontem que esperavam essa audiência, pois trata-se de um "produto de arte", experimental, sem concessões.

O primeiro dos cinco episódios de "A Pedra do Reino" foi um show de virtuose técnica. Mas o programa, que foi filmado durante quase três meses no sertão da Paraíba e levou outros cinco para ser finalizado, é de dificílima compreensão, principalmente para o telespectador que nunca viu um filme de Glauber Rocha.

A narrativa é labiríntica, alternando vários tempos, espaços e personagens. É preciso muita atenção para conseguir entender o que se passa. Para alguns telespectadores, foi "uma experiência sensorial", como queria o diretor-geral, Luiz Fernando Carvalho.

A maioria dos telespectadores, no entanto, preferiu fugir. No primeiro minuto, "A Pedra do Reino" tinha 26 pontos. Menos de meia hora depois, já afundava em 9. Primeiro produto da série "Quadrante", cada episódio de "A Pedra do Reino" custou cerca de R 800 mil.

ESTRUTURA 1
Um dos primeiros atos do jornalista Paulo Markun, que toma posse hoje na presidência da Fundação Padre Anchieta, com transmissão ao vivo pelo site da TV Cultura (www. tvcultura.com.br) a partir das 10h, será mudar a estrutura da cúpula da emissora pública paulista _na qual continuará apresentando o "Roda Viva".

ESTRUTURA 2
Das atuais nove diretorias, Markun só manterá quatro (produção, técnica, marketing e vendas e administrativa-financeira). A programação será gerada por nove núcleos (educação, música, arte e cultura, cidadania e serviços, jornalismo, infanto-juvenil, rádio, teledramaturgia e eventos e publicações). Haverá um coordenador chefiando todos esses núcleos, o jornalista Pola Galé.

ESTRUTURA 3
Entre os nomes já confirmados na nova cúpula, estão os de Hélio Goldsztejn (para o núcleo de arte e cultura, que englobará o "Metrópolis", "Vitrine" e "Entrelinhas"), o do crítico de teatro Jefferson Del Rios (teledramaturgia), o da jornalista Âmbar de Barros (infanto-juvenil) e o do também jornalista Paulo Roberto Leandro (cidadania e serviços). Os documentários serão englobados pelo núcleo de jornalismo.

SUBIU
A volta de Márcia Goldschmidt à programação da Band levantou a audiência vespertina da emissora e alavancou a do "Brasil Urgente". Anteontem, o "Márcia" marcou 4 pontos. Já o programa de José Luiz Datena cravou 7 de média e pico de 10. Ficou 25 minutos em segundo lugar no Ibope, um feito.


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