São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Me identifico com Janete Clair", diz Iris Abravanel

Mulher de Silvio Santos adapta "Véu de Noiva"


DA REPORTAGEM LOCAL
Após a fraca "Revelação", Iris Abravanel, 59, fez uma escolha ousada para a próxima novela do SBT. Resolveu adaptar "Vende-se um Véu de Noiva", radionovela de 1966 escrita por Janete Clair (1925-1983).
O texto já havia sido aproveitado em 1969 em trama feita por Janete na Globo. Em 2008, o SBT adquiriu a obra radiofônica da dramaturga. Esta peça curta foi a primeira que Iris leu: "Me apaixonei de cara".
"Eu me identifiquei com Janete, porque ela se dedicou primeiro à família e depois ao trabalho -como eu. Mas, com humildade, digo que é difícil chegar perto do estilo dela. A gente sempre acaba se desviando."
No enredo, Eunice sente inveja da riqueza e do marido da mocinha, sua prima Maria Célia, e resolve tomar seu lugar. Com um recém-nascido, Maria morre num acidente. O bebê some e é dado como morto, mas reaparecerá anos depois.
A história principal e a vilã permanecem. "Só que a novela se passava numa indústria têxtil. Mudei para uma indústria pesqueira para vender melhor o nosso peixe", brinca Iris.
Muitos núcleos foram criados. O diretor Del Rangel explica: "Enxertamos novos núcleos para chegar a 188 capítulos e a novela ser rentável. Tem hora que é na base da conta mesmo".
As cenas serão, em sua maioria, filmadas em locações externas no Guarujá e em Itatiba (interior de SP). Del Rangel calcula em "65% de filmagens externas, 20% na cidade cenográfica e 15% em estúdio", ao custo de R$ 175 mil por episódio.

Elenco reciclado
Amanhã, termina "Revelação" e, na terça, às 22h, estreia "Véu de Noiva" (não indicada a menores de 14 anos), com o mesmo elenco da antecessora -até o mocinho (Daniel Alvim) vai ser mantido, apenas com um novo corte de cabelo.
Iris se diz "mais tranquila" nesta empreitada, após a experiência anterior, que ela avalia ter resultado em um "saldo positivo": "O primogênito sempre sofre mais. Na primeira novela, foi mais trabalhoso, porque eu tinha mais dúvidas. Agora, a responsabilidade é maior, por ser um texto da Janete, mas já estou trabalhando há dois anos com meus colaboradores de texto e estamos mais afinados".
Ela faz apenas uma autocrítica: ter escrito tudo antes de ir ao ar. "Se a trama estivesse aberta, poderíamos ter aparado algumas arestas que surgiram."
Desta vez, com 70 capítulos já escritos, essa possibilidade existe. "Fazemos novela para agradar ao público. E aos nossos anunciantes, claro", diz a marqueteira Iris, ostentando broches dos patrocinadores. "A gente refaz o que for preciso."
Para estar mais próxima da equipe, há 15 dias, montou uma sala no SBT. "É difícil sair do conforto do lar e apostar numa coisa que pode não dar certo. Mas estou confiante. Novela é hábito. Tivemos seis, sete pontos no Ibope. Nossa ideia, agora, não é crescer, e sim solidificar o horário." (LVR)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.