São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roger Cruz lança gibi autobiográfico

"Xampu: Lovely Losers" traz narrativa de quadrinista brasileiro conhecido pelos desenhos na editora Marvel

HQ demorou 8 anos para ser produzida e conta história passada no apartamento do autor na década de 1980

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Roger Cruz, 39, resolveu dar um tempo em seu relacionamento com a editora Marvel, na qual desenhou heróis tradicionais como Homem-Aranha,X-Men, Surfista Prateado e Hulk. Depois de quase 20 anos de trabalho para o mercado norte-americano, o quadrinista brasileiro resolveu pedir férias por tempo indeterminado para poder transferir seu foco criativo para um projeto pessoal.
O resultado é a HQ "Xampu - Lovely Losers", lançada no início deste mês pela editora Devir, depois de oito anos no processo de feitura e de refeitura da obra.
"Desde que comecei a trabalhar para editoras dos Estados Unidos, nunca mais tive férias longas o suficiente para me dedicar a projetos autorais", explica o quadrinista à Folha.
"Mas trabalhar com total liberdade criativa é o que mais desejo agora", afirma.
Afinal, aponta, em grandes títulos norte-americanos a cadeia produtiva conta com diversos participantes, desde o editor até o letrista. "E o resultado final é uma combinação de diferentes pontos de vista", afirma.
Em "Xampu", a visão particular de Cruz levou a um traço esvaziado das influências das HQs de super-heróis, apostando em personagens com anatomia distorcida. "O estilo de super-heróis está muito associado à cultura norte-americana", diz.
Impresso em sépia, "Xampu" narra casos de sexo e rock'n'roll em um apartamento na zona norte de São Paulo, no final dos anos 80.
Mas, apesar da satisfação de criar o próprio trabalho, seguindo as próprias escolhas, o quadrinista deve voltar ainda neste mês a desenhar para a editora Marvel. "Agora, preciso voltar para aqueles trabalhos que pagam minhas contas."
Isso por ora. Daqui a um ano, quando tiver de negociar a renovação do contrato com a editora, vai colocar novamente vontade e necessidade na balança e ponderar.


XAMPU - LOVELY LOSERS

AUTOR Roger Cruz
EDITORA Devir
QUANTO R$ 29,50 (80 págs.)




Texto Anterior: Crítica - Soul: Rainha do novo soul retoma a ousadia e o suingue da estreia
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: As Moscas Livres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.