São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Parceiro de cobertura morreu na Líbia

Tim Hetherington/EFE/Mental Picture
O inglêsTim Hetherington (à dir.), morto em abril passado na Líbia, ao lado de Junger

DE SÃO PAULO

As três imagens desta página foram captadas pelo mesmo fotógrafo, Tim Hetherington, o homem que está à direita no retrato acima.
Codiretor de "Restrepo", o inglês saiu ileso do Afeganistão (só fraturou a fíbula). Morreu em abril, aos 40 anos, na guerra na Líbia.
"Grande amigo, tremendo parceiro, profissional brilhante", disse Sebastian Junger. O americano contou que planejava outros projetos com Hetherington (não quis revelar quais) e lembrou do bom humor do colega.
"Logo que chegamos, ele andava com uma cinta vermelha amarrada à cintura, onde guardava as coisas dele. Um soldado achou que era uma tanga e, indignado, foi contar a um tenente. Tim deu corda e, durante a conversa com o oficial, de repente rolou no chão de tanto rir."
Antes de Afeganistão e Líbia, Hetherington já cobrira, como fotógrafo e documentarista, conflitos em vários países africanos. "Restrepo" foi seu trabalho mais célebre.
Numa entrevista à Folha em 2010, ele afirmara: "Se você me perguntar hoje se quero ir cobrir outra guerra, direi: nem um pouco".
Mas admitiu que "é fácil se viciar" em guerra, pois "várias emoções humanas estão cristalizadas", "companheirismo, ódio, alegria, tragédia, todas essas coisas que fazem nos sentirmos vivos".
Talvez tenha sido o motivo que o levou de volta ao front. Na véspera da morte, postou no Twitter: "Na sitiada cidade libanesa de Misrata. Forças de Gaddafi bombardeiam indiscriminadamente. Nenhum sinal da Otan".
Foi atingido por tiros de morteiro, que também causaram a morte do fotógrafo Chris Hondros, 41. (FV)


Texto Anterior: Vietnã afegão
Próximo Texto: Trecho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.