São Paulo, segunda, 14 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA
O compositor Bernardo Vilhena afirma que poema seu teria sido copiado em 'Jack Soul Brasileiro', de Lenine
CD de Fernanda Abreu pode ter plágio

LUIZ ANTÔNIO RYFF
da Reportagem Local

Nem bem chegou às lojas, "Raio X", o novo CD de Fernanda Abreu, já está causando polêmica. E a polêmica não é uma do tipo que os artistas perseguem.
O poeta e compositor Bernardo Vilhena, 48, diz que a terceira faixa do disco, "Jack Soul Brasileiro", assinada por Lenine, plagia um poema de sua autoria.
Vilhena não pretende processar o colega, nem pedir indenização. Ele pleiteia co-autoria na música. "Quero minha parte nesse latifúndio", diz o poeta, parceiro de músicos como Lobão.
Vilhena diz que o poema em questão é uma quadra sem título que foi publicada em 1978 no livro "Atualidades Atlânticas" pela editora Nuvem Cigana. A editora já fechou e o livro saiu de catálogo.
Segundo o compositor, a quadra é sempre recitada em saraus, encontros de poesia e em outras ocasiões do gênero.
Em uma dessas ocasiões, no final do ano passado, durante o lançamento de uma revista no Rio de Janeiro, Vilhena recitou o poema. Fernanda e Lenine estariam no local, segundo o compositor.
Ele, entretanto, prefere não acusar ninguém de má fé. "O poema deve ter ficado no inconsciente dele", diz Vilhena, que elogia Lenine. "Admiro o trabalho dele. É um belo compositor", afirma.
De todo modo, a música "Jack Soul Brasileiro" coincide com metade da quadra, embora seja mais extensa. Além disso, a música faz referência a Jackson do Pandeiro, citado nominalmente.
"É chato para mim. Tenho direito ao meu passado. Esse poema é uma marca que eu uso. Daqui a pouco vão dizer que estou homenageando o Lenine e, enquanto isso, ele vai estar colocando o dinheiro no bolso", diz.
Vilhena disse que não é a primeira vez que isso ocorre. "Já aconteceu várias vezes com o Lobão e com o Lulu (Santos). Mas eu conheço eles desde os 20 anos", diz.
Lenine, que estava em Los Angeles e chegou de viagem no sábado, não foi encontrado pela Folha. A cantora Fernanda Abreu, que está em turnê pelo interior da França, não quis comentar a ação. Segundo seu empresário, Jerônimo Machado, a música se chama "Já que sou Brasileiro" e, se existe algum problema, ele tem que ser resolvido com o autor da música, o compositor Lenine.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.