UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

16ª MOSTRA DO AUDIOVISUAL PAULISTA

Durante uma semana, 309 produções disputam a atenção do público de SP

Música acompanha festival de vídeos

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Sete dias para passar a vista por 309 produções da safra recente de documentários, curtas, animações e clipes produzidos em vídeo? Humanamente impossível.
Seguir a música pode ser uma boa opção para acompanhar a 16ª Mostra do Audiovisual Paulista -que começa hoje, com a exibição de "Morte Densa", novo documentário de Jurandir Müller e Kiko Goifman.
"Sabe Aquele Lanny?" A pergunta que norteou o trabalho de conclusão de curso de Carolina Calanca, 24, acabou etiquetando o seu primeiro vídeodocumentário, que acompanha o (esquecido) guitarrista Lanny Gordin durante a produção de um disco. "Sei quem ele é. Meu pai [Luiz Calanca, proprietário do selo/loja Baratos Afins] ofereceu a nossa casa para as gravações porque o Lanny fuma muito e é problemático colocá-lo dentro de um estúdio. Mas tem muita gente que ouve músicas do Lanny e nem sabe", diz a jovem diretora, referindo-se a sucessos como "Chocolate", parceria com Tim Maia, "Irene", com Caetano, e "Gal Legal", com a tal.
Algumas primaveras mais experiente, o cineasta Rogério Sganzerla, 57, também participa da mostra. Em "Informação: H.J. Koellreutter", o diretor de "O Bandido da Luz Vermelha" registra as conversas "despojadas" que teve, no final de 2002, com o papa da música dodecafônica no Brasil.
"[Koellreutter] Fala tudo o que lhe interessa: os valores musicais. Um professor como ele, que influenciou todo mundo na MPB, já deveria estar em vários vídeos. Como não fizeram, arregaçamos as mangas e fizemos nós", diz.
Por fim, o ex-VJ da MTV Gastão Moreira, 36, exibe para o público uma pequena amostra de sua "Botinada! A Origem do Punk no Brasil". O trailer, de 2min30, antecipa as imagens que Gastão guardará na manga até o lançamento oficial do documentário, em setembro deste ano. "A idéia inicial era fazer uma biografia do Clemente [líder da banda Inocentes]. A história dele se confunde com a história do punk brasileiro. Conversando e pesquisando, acabei encontrando muitas coisas engraçadas. Mas não vou falar, ou vou estragar a surpresa", desconversa.


16ª MOSTRA DO AUDIOVISUAL PAULISTA. Quando: abertura hoje, às 20h30, com a exibição de "Morte Densa". Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075, São Paulo, tel. 0/xx/11/3082-0213). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Hip hop: Afrika Bambaataa toca em São Paulo
Próximo Texto: Teatro: "O Senhor dos Anéis" terá versão musical
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.