São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

João Sal/Folha Imagem
As modelos da SP Fashion Week aguardam os desfiles do primeiro dia do evento, que, neste ano, tem como tema a África


Clima quente
O governo de São Paulo vai sugerir ao governo Lula que retire dos presídios paulistanos cerca de 1.600 presos federais que estão abrigados em celas do Estado. O levantamento do número exato de detentos estava sendo finalizado ontem.

ALIÁS...
Caíram mal, no Palácio dos Bandeirantes, as críticas do presidente Lula à "gestão" paulistana. O governador Claudio Lembo, de SP, tinha sido, até agora, um interlocutor amável do presidente, fazendo até elogios públicos a ele.

LEI FASHION
Uma enorme confusão tomou conta da SP Fashion Week: a prefeitura radicalizou na fiscalização e desfiles que estavam marcados para acontecer fora da Bienal, no Ibirapuera, estão ameaçados de voltar às pressas para lá. O de Reinaldo Lourenço, marcado para hoje, às 10h, no shopping Parque Cidade Jardim, na Marginal, é um deles. É que o shopping simplesmente não tinha alvará para abrigar o evento, de acordo com Graça Cabral, organizadora da SPFW. A assessoria de Reinaldo informava ontem que nada estava decidido.

TROCA-TROCA
O de Glória Coelho, marcado para domingo, no shopping Iguatemi, pode ser transferido para a Bienal também, diz Graça. A prefeitura encrencou com o fato de o evento acontecer num local que dava passagem para o estacionamento do Iguatemi, e exigiu uma série de outras mudanças para os desfiles. A assessoria de Glória dizia também que nada estava decidido até ontem. Outro "ameaçado" é o desfile da Cavalera, planejado para acontecer na terça, 18, em Interlagos.

MAIS ATENÇÃO
"O evento é bárbaro, e o espaço da Bienal está impecável. Mas o pessoal da SPFW tem que prestar mais atenção nos outros lugares", diz Andrea Matarazzo, dizendo que outras denúncias de irregularidades para a realização dos desfiles têm chegado à prefeitura.

PARA SEMPRE
Aécio Neves está na Europa com a ex-mulher, Andrea -a única verdadeira paixão que ele teve na vida, segundo confessou a Hebe Camargo. Os dois foram celebrar juntos os 15 anos da filha, Gabriela.

NADA É DE GRAÇA
Convidados para o aniversário de Lu Alckmin, anteontem, num restaurante em Pinheiros, chegavam na porta e -surpresa! Tinham que pagar R$ 30. Alguns foram avisados antes.

BILHETERIA
Ricardo Mansur está fazendo curso de interpretação com Fátima Toledo para protagonizar o longa "O Homem que Deu Certo", de André Ristum, cujo roteiro fica pronto no final de agosto. E, além de atuar, pensa em produzir o filme. "Vou trabalhar na captação. Futuramente posso ser um produtor de cinema", diz.

MODA

África fashion e bem brasileira

Na SP Fashion Week que homenageia a África, o excepcional é encontrar modelos negros nas passarelas. A coluna fez uma rápida contabilidade: no desfile da Uma, anteontem, das 45 modelos, duas eram negras. De 26 modelos que desfilaram para Patrícia Vieira, três eram negras; no masculino da Zoomp, eram 20 homens, quatro deles negros; no feminino, 32 modelos desfilaram. Três eram negras.

 

A consulesa-geral da África do Sul, Thanmi Valihu, se dizia orgulhosa: "A África está aparecendo no mapa". Jacimar Silva, diretor de marketing da Sais, de Amir Slama, concorda: "Há dois anos, tínhamos duas negras. Agora, são três, quatro".
 

Tomando champanhe Chandon com canudinho numa mini-garrafa distribuída depois do desfile da Zoomp, a louríssima Gianne Albertoni diz ter adorado o tema da semana de moda. "A gente tem muita negra linda no Brasil", diz. E na passarela? "Olha, o país tem negras lindas, só não sei se tem muita negra no mercado. As negras são lindas, né? Fora o corpo, todo durinho! Só não sei se elas querem ser modelos."
 

Sobre cotas para negros nas universidades, Gianne tem dúvidas: "Cotas? Como assim? Aquilo que tem nos EUA?" Ela pára a entrevista para cumprimentar amigos. Volta à conversa. "Ah, cotas... Olha, não "tô" por dentro. Acho que é palhaçada. Todo mundo é igual: preto, branco, amarelo..."
 

Para a modelo Barbara Fialho, cabelos castanhos claros e olhos azuis, a predominância de modelos com pele clara reflete a demanda do mercado: "A modelo tem que ter o corpo e a cor que as compradoras querem ter. E a mulher que compra é clara".
 

A modelo Camilla Finn, pele rosada, afirma: "O preconceito vem das clientes".
 

Já Carol Trentini acha que é "legal trabalhar com o tema África e ter mais brancas na passarela. Assim o mundo vê que há brancos no Brasil". Ela explica: "A imagem que o pessoal de fora tem é a de que no Brasil só tem mulatas. O povo fica pasmo quando digo que sou brasileira".

CURTO-CIRCUITO

"ATOS DOS HOMENS", longa-metragem de Kiko Goifman, terá exibição hoje, às 22h, no Memorial da América Latina, na programação do Festival de Cinema Latino-Americano.
A PEÇA "UM MARIDO IDEAL", com tradução de Miguel Falabella, estréia hoje, às 21h30, no teatro Procópio Ferreira.
"ROAMLESS", filme de Veronica Cordeiro, co-dirigido por Yamil Ahuile, tem lançamento amanhã, às 11h, na Pinacoteca.
MARCUS RAMALHO inaugura o bar Alcantara, na Vila Olímpia, em agosto, com as culinárias portuguesa e espanhola.
JOSÉ BECHARA abre a exposição "Ok, Ok, Let's Talk" amanhã, na Pinacoteca, pelo projeto Octógono de Arte Contemporânea.
O SITE EGO promove festa hoje, em parceria com o GNT, na São Paulo Fashion Week, a partir das 19h, na fundação Bienal.
SÉRGIO WAIB entrevista Roberto Justus no programa "Giro Business", que vai ao ar no domingo, na TV Gazeta.


Texto Anterior: Cinderela da rima do rap, MC Cindy se inspira em Macy Gray e Lauryn Hill
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.