São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

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"Senhora Macbeth" investiga sede de poder

Peça que estréia no Sesc Vila Mariana reforça personagem antes secundário

Montagem da argentina Giselda Gambaro mistura tragédia e comédia, tem Marília Gabriela no elenco e cenário de J.C. Serroni


GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Senhora Macbeth é apenas uma esposa devota ao marido, e essa é uma leitura mais plausível para Antonio Abujamra, tradutor e diretor de "Senhora Macbeth", da argentina Griselda Gambaro -que estréia hoje para o público, no Sesc Vila Mariana. Já pelas impressões de Marília Gabriela, que assume o papel da personagem-título na montagem, "ela é uma mulher de alma quase masculina, com sede de poder".
São análises possíveis, entre tantas outras, para uma personagem que exige leitura demorada, motivo de diversas teses literárias e psicanalíticas. Seu papel, antes secundário em "Macbeth", uma das obras monumentais de Shakespeare, de onde foi retirada por Griselda Gambaro, ganha mais luz e tempo sobre o palco. Em "Senhora Macbeth" (2004), ela se torna o pivô de uma história sangrenta, ainda que higienizada pelas raízes de sua melhor ferramenta de jogo, a palavra.
Um símbolo, enfim, do "poder do travesseiro", como define Marília, redesenhando a manipulação dissimulada que exerce a Senhora Macbeth sobre seu marido em instância doméstica. Quem quer o poder é ela, aparentemente. Mas por ser mulher numa época em que homens ditam as regras, a personagem só pode conquistá-lo pelas mãos do macho -"macho" no sentido mais estrito da palavra, "porque no fundo, ela sente um imenso tesão por aquele militar que vai à luta", diz Marília.
Na peça, essas possibilidades de perfil chegam ao público por meio de diálogos de Senhora Macbeth, em sua casa à espera do marido, com três espécies de servas -no original de Shakespeare, três irmãs bruxas com o dom de prever o futuro-interpretadas por Selma Egrei, Natália Correa e Danielle Farnezi.
As caracterizações têm algo cômico em contrapeso ao tom trágico shakespeariano. Em determinado momento, Senhora Macbeth é definida por uma das bruxas como "um travesti" ou "uma criatura que não esconde a sua alma".
A combinação entre tragédia e comédia trava outras batalhas no texto, sublinhadas pela co-direção de Hugo Rodas, que é mais propenso à comicidade, ao contrário de Abujamra. "Uma hora eu enlouqueci por ter que atuar nos dois estilos e comecei a dizer, "eu não vou conseguir, eu não sei se é comédia, se é tragédia", e o Abujamra falou que era daquele jeito mesmo, uma mistura", diz Marília Gabriela, que chega a sua terceira atuação no teatro (depois de "Esperando Beckett" e "A Peça sobre o Bebê").
Hugo Rodas também faz o figurino, moldando-o a sobriedade operística presente também na trilha de André Abujamra e no cenário de J.C. Serroni.


SENHORA MACBETH
Onde:
Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, SP, tel. 0/xx/11/5080-3000)
Quando: estréia hoje; sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h
Quanto: R$ 10 a R$ 30


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