São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIMENTO

Pekar me fez tentar uma linha narrativa

Laerte comenta a obra e a influência de Harvey Pekar, autor de "American Splendor", morto na última segunda

LAERTE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Esqueci quem me falou sobre o Harvey Pekar e me passou uns números da "American Splendor". Acho que foi meu amigo Dan Berman, mas posso estar enganado. Ou talvez o David, que era de Nova Iorque.
Dan me apresentou o trabalho de outro delicioso autor americano, Bill Griffith -de "Zippy, the Pinhead".
De todo modo, foi em 1987. Fiquei maravilhado com o modo como Pekar fazia histórias "sem história" -quadrinhos sem ação aparente, crônica do cotidiano em Cleveland, roteirizados por ele e desenhados por seus amigos. Um dos amigos, claro, era o Robert Crumb.
Nessa época eu participava da revista "CIRCO". O trabalho do Pekar me fez tentar uma linha narrativa daquele tipo, onde nada de especial acontecesse. Fiz Fadas e Bruxas, em maio de 1988.
Um pouco depois, tive minha própria revista, a "Piratas do Tietê", onde eu desejava publicar trabalhos de autores estrangeiros que me falassem ao coração.
Tentei entrar em contato com ele pelos endereços que apareciam nos créditos da "American Splendor". Nada de resposta. Tentei um endereço que aparecia desenhado num quadrinho. Nada.
Então traduzi quatro histórias dele e publiquei no número 11 da "Piratas", em 1991. Pensei em mandar uns exemplares, mas achei que podia soar como provocação.
Em abril de 1992, na "Piratas" nº 14, pirateei outro grande autor americano, Richard McGuire -ainda vivo. Faz lindas animações.
Numa das histórias que mais gosto, Pekar discorre sobre o seu nome, revelando a descoberta de que existem vários outros Harvey Pekar!
Anos depois, inclusive com o filme "American Splendor", ele se tornou mais conhecido e eu passei a ser o primeiro a ter publicado Pekar no Brasil.

LAERTE é quadrinista, autor das tiras "Piratas do Tietê" e "Laertevisão"



JOSÉ SIMÃO
O colunista está em férias


Texto Anterior: Zéu Britto estreia programa com música e bate-papo hoje
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Jovens sob completo controle
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.