São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Festa hoje no complexo ministerial espera receber 20 mil pessoas, e terá apresentação dos DJs EZ Rollers e Patife

Clubbers tomam conta da Esplanada

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Será ali, em frente ao prédio do Ministério dos Transportes, também perto da catedral de Brasília. É onde acontece a primeira festa de música eletrônica em plena Esplanada dos Ministérios.
O nome é Festa de Lançamento do Brasília Music Festival - Electronic, e o propósito é servir como uma prévia do... BMF-E, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, ao lado do estádio Mané Garrincha.
O palco da festa de hoje será montado na entrada da Esplanada, no canteiro central, e ficará de costas para o Congresso Nacional. Com entrada gratuita -mediante doação de um quilo de alimento não-perecível, que depois serão enviados ao Retiro dos Artistas (RJ), ao programa Mesa Brasil, do Sesc, e ao Fome Zero-, são esperadas 20 mil pessoas.
Entre as 20h e as 8h, o local será todo dos clubbers e de DJs e produtores como os ingleses EZ Rollers (drum'n'bass), Dimitri Nakov (psy trance) e o brasileiro Patife (d'n'b), entre outros.
Os organizadores do evento afirmam que uma das razões da escolha do local da festa foi para "dar oportunidade às pessoas que não têm dinheiro poder assistirem a esses DJs, além de chamar quem não está envolvido com música eletrônica para ter um contato fácil com o gênero", segundo Rafael Reisman, 34.
A principal atração de hoje é o projeto britânico EZ Rollers, trio formado pelos produtores Jay Hurren, Alex Banks e pela vocalista Kelly Richards. Eles farão um mix entre um set de DJ e uma apresentação em live PA.
O EZ Rollers pratica drum'n'bass utilizando muitos instrumentos "reais", e não apenas samplers e computadores.
"Tentamos montar um contraste entre os dois formatos. É muito difícil gravar instrumentos "ao vivo". Somos produtores, não músicos", disse Hurren à Folha. Mas é excitante, pois você pode ir além usando instrumentos. Apenas os limites de sua imaginação podem lhe deter, e não os limites de um programa de computador."
O grupo já lançou três álbuns ("Dimensions of Sound", 1996; "Weekend World", 98; "Titles of the Unexpected", 02), todos pelo importante selo Moving Shadow. Atualmente, possuem um selo próprio, o Intercom Records, em que planejam lançar artistas novos e singles próprios. "Queremos lançar o próximo disco no início de 2006. Será um álbum com remixes de músicas velhas, feitos por outros produtores, e algumas canções novas. Será uma espécie de retrospectiva do que fizemos de 1994 até hoje."
Sobre tocar na Esplanada dos Ministérios, ele diz: "Vai ser diferente. Já toquei em muitos lugares loucos, como num castelo em Belgrado [Sérvia], logo depois da guerra. Havia vários buracos de balas pelo chão e pelas casas".

Na rota
Com o Brasília Music Festival -Electronic, seus organizadores pretendem incluir a cidade na rota de grandes eventos de eletrônica do país. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões -parte conseguido com subsídios do governo do Distrito Federal, parte com empresas privadas. São esperadas, por dia, 25 mil pessoas.
Ao todo, mais de cem DJs internacionais e nacionais tocarão no festival. Os destaques são o grupo rap, soul e funk Soul II Soul, o grupo de drum'n'bass London Elektricity, e os DJs Erick Morillo, Fabio, Agoria, Fergie, Green Velvet, Misstress Barbara...
"Nós corremos atrás dos melhores, tanto aqui quanto lá fora. É um festival de caráter, no mínimo, nacional", afirma Reisman.


Texto Anterior: Festival tem ataque a Bush
Próximo Texto: Audiovisual: Abert se diz contra "interferência estatal" em projeto de lei do MinC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.