São Paulo, sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

Programa da Globo cobra para exibir carro no cenário

A Kia do Brasil pagou cerca de R$ 300 mil para ocupar um generoso espaço no "Auto Esporte" do último domingo.
O programa da Globo exibiu uma reportagem de 4 minutos e 35 segundos que era só elogios ao Kia Soul, novo carro da montadora. Referiu-se ao veículo como "carro design", conceito que o marketing da Kia está usando para vendê-lo.
A reportagem dizia até que "cada pequeno relevo tem uma razão para existir" e que, "como um brinquedo, o Kia Soul é cheio de surpresas".
A assessoria de imprensa da Kia não quis comentar o assunto, mas confirmou que o material exibido foi um "publieditorial" -ou seja, "matéria paga".
A Globo nega que veicule "matérias pagas". Diz que vendeu uma ação de "product placement" no "Auto Esporte".
"Product placement" é um tipo de merchandising sutil, comum no cinema, em que há apenas a aparição de produto ou de marca. No caso do "Auto Esporte", se caracterizou pela aparição de um Kia Soul no cenário durante todo o programa.
"Não existe a prática de comercialização de editoriais. Aos anunciantes são oferecidos projetos comerciais para visibilidade de marca e produto/serviços, porém, todos, seguindo critérios técnicos específicos do setor e baseados na prestação de serviço ao telespectador. O programa não dá aval, não faz comparativo nem emite juízo de valor", justificou a Globo.
A rede argumenta que a ação não conflita com sua linha editorial, porque o "Auto Esporte" é "um programa de serviços e entretenimento", sem vínculos com a central de jornalismo.

PERICLITANTE 1
A greve da TV Cultura expôs a fragilidade da emissora. Os sete telecursos que exibe das 5h às 8h não estão indo ao ar porque não há ninguém que aperte os botões necessários para isso.

PERICLITANTE 2
Desde segunda, não se grava nem se edita nada, à exceção do "Jornal da Cultura", precariamente. O telejornal está indo ao ar apenas com material de outras emissoras e de agências.

PERICLITANTE 3
Programas semanais já estão comprometidos, por não terem sido gravados ou finalizados. São os casos do "Manos e Minas", "Vitrine" e "Repórter Eco". Até um boletim da gripe, produzido pelo HC, está fora do ar por falta de finalização.

MAIS VOCÊ 1
A Record está concluindo um estúdio para o "Hoje Em Dia" no RocNov, no Rio. Mas o programa continuará sendo ancorado de São Paulo. O estúdio do Rio servirá para a apresentadora local e para Edu Guedes receber atores da emissora em uma cozinha cenográfica.

MAIS VOCÊ 2
A iniciativa da Record lembra a Globo. No ano passado, o "Mais Você", de Ana Maria Braga, trocou São Paulo pelo Projac, no Rio, para ficar mais perto dos atores da emissora.

INVESTIGATIVO
Repórter especial da Band, Sandro Barboza foi sondado pela Record para ocupar a vaga de Roberto Cabrini no "Repórter Record".


Texto Anterior: José Simão: Timão! De Batavo pra Apanhavo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.