São Paulo, sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Israel, novo reality show é feito pelo público

Rotina dos participantes da casa é decidida em tempo real por celular e internet

Site de "Megudalim", que significa "crescidos", tem média de 75 mil visitas e 450 mil votos por dia da atração; vencedor ganhará um carro

Reprodução
Jogadores, que são identificados pelas cores que vestemem ‘Megudalim’, cantam em karaokê

GABRIEL TOUEG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM TEL AVIV

O mundo dos reality shows parece não ter limites. Um novo formato, criado em Israel, une a interatividade da internet e do celular à diversão de jogos on-line, além do conteúdo comum dos realities.
"Megudalim", hebraico para "crescidos", é o nome da atração que a operadora de celular Cellcom, a maior do país, lançou no final de julho para seus 3 milhões de usuários.
Transmitido pela internet 24 horas por dia durante três semanas, o jogo envolve oito participantes -identificados por cores-, que convivem em um pequeno cenário, com quartos minúsculos.
Tudo que acontece na "casa" é decidido em tempo real pelos internautas e usuários de celular. No começo do jogo, o ambiente aparece vazio. Os quartos não têm nem sequer camas. Ao longo da competição, o público vota, responde a perguntas que a produção coloca no hotsite do programa, e escolhe quem deve receber cama, travesseiro e coberta.
Os espectadores também decidem quando os participantes tomam banho (ou se ficam sem água quando estão ensaboados), que roupas vestem, quantos pontos recebem por tarefas realizadas etc. É um "bichinho virtual" humano.
O produtor Eyal Shoham conta que os "megudalim", como são chamados, têm três refeições diárias. "Mas é comida de hospital", brinca.
Cada participante come o que recebe na caixa de sua própria cor e só pode se sentar à mesa na cadeira que tem a sua foto. Ao sentar-se em uma cadeira diferente, perde "poder".

Audiência
O público pode assistir a um resumo diário de dez minutos na internet ou pela TV, em serviço sob encomenda. Há ainda interação com sites como Twitter e Facebook. Dias antes da estreia, propagandas em horário nobre na TV anunciavam a atração com o mote: "Vocês mandam, eles fazem".
De acordo com a Cellcom, o site do programa teve uma média de 75 mil visitas e 450 mil votos por dia. Doze mil usuários da empresa assinaram o serviço gratuito de SMS para acompanhar o jogo.
O programa começou no dia 26 de julho, um domingo. Na quarta-feira seguinte, dia de luto no país por um feriado judaico, a produção transmitiu o programa sem som. Também não houve tarefas no dia.
A final ocorre no próximo domingo (16). O vencedor recebe um veículo avaliado em cerca de US$ 35 mil (R$ 64,3 mil).


Texto Anterior: Crítica/"Brüno": Comediante vai ao ápice de sua busca pela pegadinha perfeita em novo filme
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Enfim, uma fórmula salvadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.