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Em Israel, novo reality show é feito pelo público
Rotina dos participantes da casa é decidida em tempo real por celular e internet
Site de "Megudalim", que significa "crescidos", tem média de 75 mil visitas e 450 mil votos por dia da atração; vencedor ganhará um carro
Reprodução
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Jogadores, que são identificados pelas cores que vestemem ‘Megudalim’, cantam em karaokê
GABRIEL TOUEG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM TEL AVIV
O mundo dos reality shows
parece não ter limites. Um novo formato, criado em Israel,
une a interatividade da internet e do celular à diversão de jogos on-line, além do conteúdo
comum dos realities.
"Megudalim", hebraico para
"crescidos", é o nome da atração que a operadora de celular
Cellcom, a maior do país, lançou no final de julho para seus 3
milhões de usuários.
Transmitido pela internet 24
horas por dia durante três semanas, o jogo envolve oito participantes -identificados por
cores-, que convivem em um
pequeno cenário, com quartos
minúsculos.
Tudo que acontece na "casa"
é decidido em tempo real pelos
internautas e usuários de celular. No começo do jogo, o ambiente aparece vazio. Os quartos não têm nem sequer camas.
Ao longo da competição, o público vota, responde a perguntas que a produção coloca no
hotsite do programa, e escolhe
quem deve receber cama, travesseiro e coberta.
Os espectadores também decidem quando os participantes
tomam banho (ou se ficam sem
água quando estão ensaboados), que roupas vestem, quantos pontos recebem por tarefas
realizadas etc. É um "bichinho
virtual" humano.
O produtor Eyal Shoham
conta que os "megudalim", como são chamados, têm três refeições diárias. "Mas é comida
de hospital", brinca.
Cada participante come o
que recebe na caixa de sua própria cor e só pode se sentar à
mesa na cadeira que tem a sua
foto. Ao sentar-se em uma cadeira diferente, perde "poder".
Audiência
O público pode assistir a um
resumo diário de dez minutos
na internet ou pela TV, em serviço sob encomenda. Há ainda
interação com sites como Twitter e Facebook. Dias antes da
estreia, propagandas em horário nobre na TV anunciavam a
atração com o mote: "Vocês
mandam, eles fazem".
De acordo com a Cellcom, o
site do programa teve uma média de 75 mil visitas e 450 mil
votos por dia. Doze mil usuários da empresa assinaram o
serviço gratuito de SMS para
acompanhar o jogo.
O programa começou no dia
26 de julho, um domingo. Na
quarta-feira seguinte, dia de luto no país por um feriado judaico, a produção transmitiu o
programa sem som. Também
não houve tarefas no dia.
A final ocorre no próximo domingo (16). O vencedor recebe
um veículo avaliado em cerca
de US$ 35 mil (R$ 64,3 mil).
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