São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DR. DR.

Autor de hits pop nos anos 80, Leo Jaime faz sucesso em programas de TV e rádio que abordam 'discussões de relacionamento

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Quem vê Leo Jaime se multiplicando em programas de TV e de rádio para falar sobre sexo, relacionamentos e universo feminino tem certeza de que o cantor encontrou --e está vendendo-- a "fórmula do amor" que buscava em seu hit dos anos 80.
Atualmente participando de "Saia Justa" e "Amor & Sexo", na TV, e do "Homens de Segunda", no rádio, o cantor ainda fará sua estreia, no próximo dia 26, como apresentador de um reality show, "Detox do Amor", em que casais irão a um spa para "desintoxicar o relacionamento".
Apesar de todos os programas e de ser bem resolvido em sua vida amorosa (está casado há seis anos, é pai de um garoto), Leo, 51, foge do rótulo de "consultor sentimental" e diz não ter fórmula nem conselho para dar.
"Não me sinto um cara que faz consultório sentimental. O terapeuta dá soluções, eu só proponho debates. Apenas dou minha opinião, não dou resposta nenhuma nem digo "faça isso", explica.

BOM HUMOR
Seus palpites e sacadas bem-humoradas ("O humor facilita tratar de temas delicados e incomuns para a TV", diz) o tornam um personagem muito citado. Frases como "Celulite é "Eu sou gostosa em braile" e "Ereção não é obrigação, é merecimento" circulam na web.
"Eu o acho divertido e espirituoso, uma boa representação do masculino", diz Fernanda Lima, que sugeriu seu nome para o "Amor & Sexo", que ela apresenta.
Ele se declara um bom ouvinte das mulheres ("Elas querem que você preste atenção e dê um retorno"), o que talvez explique sua participação em programas de apelo feminino.
"O Leo é bem antenado com as carências e dúvidas das mulheres. Ele está sempre atento ao universo feminino", diz a atriz Camila Morgado, uma de suas companheiras no "Saia Justa".
"E é um verdadeiro gentleman, o que é fundamental nos homens", completa.

DE CANTOR A CRONISTA
A passagem de ídolo e galã da música pop nos anos 80 a comentarista de comportamento na televisão aconteceu depois de uma temporada no limbo das gravadoras, nos anos 90.
Nessa época, entre incursões por musicais de teatro, virou cronista em revistas e jornais (chegou a se formar em jornalismo) e aguçou tanto seu olhar para as relações humanas como sua verve de frasista. "Minhas crônicas eram um preâmbulo para uma boa frase, isso foi um exercício."
Também durante aquele período, abraçou a web (com o blog leojaime.com.br) como canal de expressão.
"A internet me devolveu para a mídia. A constatação de que eu tinha uma grande popularidade fez com que eu voltasse a ser convidado para participar de programas de TV", afirma.
Hoje, tem milhares de amigos no Orkut e no Facebook, mas só é assíduo no Twitter (@LeoJaime). "Para o frasista, o Twitter é suficiente. Mas tem muita gente que acha que todo tuíte tem de ser engraçado. Não sou refém da piada, mas da reflexão."
Realizado na televisão e na internet, Leo Jaime quer agora fazer o caminho de volta ao sucesso musical.
"Eu preciso e quero colocar minha carreira musical no mesmo patamar em que coloquei a minha atuação na TV", afirma.
Para isso, a fórmula ainda é um enigma.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: A favorita
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.