São Paulo, sexta, 14 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WHAT'S COOKING
Riso e choro em Portugal

RITA LOBO
Colunista da Folha

Antes de descobrir que o segredo da vida é encontrar o que fazer entre uma refeição e outra, e decidir cursar uma escola de culinária, viajei durante três anos trabalhando como modelo. Nova York, Paris, Tóquio, até para Marrakech fui, mas nunca para Portugal.
Uma grande amiga se mudou para Lisboa e achei um bom motivo para conhecer o país de origem do lado paterno da minha família. Meu pai, amante da cultura lusitana, nos ensinou gostar de fados e bacalhoadas.
Um pouco antes de viajar encontrei-me com um amigo que acabara de voltar de Portugal. Além das preciosas dicas, iria me emprestar uns guias -naturalmente nunca devolvidos. Seu comentário que mais chamou a minha atenção foi sobre "uma nostalgia que paira pelo ar".
Para nós brasileiros essa é certamente uma viagem emocionante. Dá vontade de rir e chorar o tempo todo. Faz entender um pouco mais sobre nossa cultura, nossos hábitos (inclusive os alimentares) e, portanto, sobre nós mesmos. Faz parar para pensar e vem um orgulho de ser brasileiro. E isso emociona.
Mas o lado cômico não dá para negar. A vida inteira ouvimos "piada de português", e de repente: é verdade! Tudo é levado ao pé da letra, e as dificuldades de comunicação são de rolar de rir.
Logo no primeiro jantar, já com a conta nas mãos, imprecisamente perguntei se havia algum tipo de cartão. Prontamente o garçom foi até um balcão e voltou estendendo um cartão de visitas do restaurante. Não consegui me conter e caí na gargalhada, enquanto minha amiga educadamente agradecia e perguntava se aceitavam cartão de crédito. Lógico!
A maioria das refeições que fiz parecia estar comendo na casa da minha avó Rita.
A comida parece ter parado no tempo. Mesmo no restaurante mais moderno a comida é tradicional: na preparação, na composição e até na apresentação.
Vou recomendar dois restaurantes: o Portucale, que fica na rua da Alegria, 598, Porto (tel. 00-35-12-570-7117). Ainda no Porto, não deixe de visitar uma vinícola qualquer -eu fui à Real Cia. Vinícola do Norte do Porto. O outro restaurante é o Conventual, na Praça das Flores, 45, em Lisboa (tel. 00-35-11-60-9196). Vá e verás -ou melhor, comerás.
Não deixe de visitar: o Castelo do Bussaco (coma leitão assado e queijo da Serra da Estrela), Sintra (a cidade), Palácio de Seteais (o hotel) e Piriquita (a doceria).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.